fbpx

Os preparativos para a Black Friday

BLUMENAU (SC) - Em época de retração de mercado o consumidor já decorou que é necessário mergulhar fundo nas economias. Mas reduzir os gastos não significa evitar compras.

Foto_015-2015 (Black Friday)
Consumidores e empresas já adotam estratégias para uma das mais importantes datas do comércio
BLUMENAU (SC) – Em época de retração de mercado o consumidor já decorou que é necessário mergulhar fundo nas economias. Mas reduzir os gastos não significa evitar compras. Para a analista de marketing Tatiane Deschamps Melo, economizar é ampliar a pesquisa de preços, produzir uma lista de prioridades e aproveitar as promoções. Pensando nisso, mais de um mês antes da tão aguardada “queima de estoque” Black Friday, ela já se prepara para garantir as melhores aquisições de roupas, acessórios e eletrônicos. “No comércio eletrônico há grandes chances de comprar aquele item que não entrou em oferta o ano todo. Se pesquisar bem, conseguirá bons preços e ótimas opções”, conta. Já a bióloga Caroline Foes faz pesquisas durante todo o ano no e-commerce para garantir na data apenas as melhores ofertas. Para facilitar, ela realiza o cadastro nos sites para receber promoções e todas as novidades. “Recebo por e-mail tudo que quero e preciso saber. Mas como acompanho durante todo o ano posso dizer, sem dúvida, que a Black Friday é a data que mais vale a pena”, acrescenta. Segundo a empresa especializada em informações do e-commerce E-bit, cerca de 80% dos clientes online, como Tatiane e Caroline, já aguardam pela Black Friday.
Mas não são apenas os consumidores que estão atentos aos preparativos para a data. O comércio eletrônico nacional já está adotando estratégias diferenciadas para garantir os altos números conquistados em 2014, quando a Black Friday fechou com faturamento de R$ 1,16 bilhão e crescimento de 51%, de acordo com a E-bit. O Posthaus, um dos maiores portais de moda do Brasil, negocia com fornecedores, seleciona produtos especiais e oferecerá descontos diferenciados e vantagem de frete. Também serão ofertados pacotes de vantagens exclusivas para os clientes ativos. “O planejamento para a Black Friday começou muito cedo. Além dos grandes descontos e vantagens, reforçamos estoques e investimos na capacitação do setor logístico e do call-center”. Neste mês o portal de moda lançou uma página especial, a Black Friday Brasil, onde é possível se cadastrar para receber informações e novidades em primeira mão. A ideia é que os consumidores se organizem com antecedência para garantir as melhores oportunidades. 
Economista indica planejamento para consumidores e empresas
As inúmeras ofertas chamam a atenção dos consumidores e o cuidado para não extrapolar o orçamento deve ser redobrado. “Verifique o quanto você dispõe na hora da compra e os seus gastos para os próximos meses, assim você não compromete o pagamento de outras dívidas”, explica Benildes Curbani de Mello, da Unicred Blumenau. Além disso, a pesquisa também vale para as compras online. “Faça uma lista do que pretende adquirir e pesquise em vários sites antes de fazer a compra. Aproveite e faça o seu cadastro, assim é possível garantir melhores preços e facilitar o processo de compra”, reforça. Já para as empresas, a data é uma oportunidade para alavancar as vendas. Porém, alguns detalhes precisam ser observados para conquistar o consumidor do outro lado da tela. “Em primeiro lugar, as empresas participantes devem ser honestas com o seus possíveis clientes. Aumentar o preço antes da data para oferecer descontos maiores pode comprometer as vendas. Dê um desconto real, dentro dos limites da empresa e deixe clara a quantidade de peças disponíveis em seu estoque”, conclui.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / 9994-1265.
Tamires Kardauke – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
Posthaus
www.posthaus.com.br
Rua Werner Duwe, 202 Badenfurt, Blumenau (SC).
Unicred Blumenau
www.unicred.com.br/blumenau
Rua Nereu Ramos, 476, Centro.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.