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Pesquisa aponta o que mais atrai os visitantes para a Costa Verde & Mar

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Pesquisa aponta o que mais atrai os visitantes para a Costa Verde & Mar(SC)

Anualmente, a Costa Verde & Mar aplica a Pesquisa de Demanda Turística para saber a opinião do turista e entender a melhor forma de oferecer qualidade em serviços e atrativos. Neste ano, a pesquisa aponta o que mais atrai os visitantes para a Costa Verde & Mar(SC). Os resultados divulgados na primeira quinzena de junho apresenta as respostas de 4.195 pessoas, em entrevistas realizadas entre janeiro e março de 2022, durante a alta temporada de Verão nas nove cidades da região.

Os turistas puderam avaliar cada um dos setores, apontar o que mais os atrai e o que precisa de melhorias. Entre os principais destaques estão os atrativos naturais (95,8% avaliações positivas), culturais (94,4%), a hospitalidade (94,3%), os serviços de lazer (94,7%) e de hospedagem (93,5%). “Na avaliação geral, 97,3% se mostraram satisfeitos com a estada, sendo que 98,3% recomendam para outras pessoas e 96,6% pretendem retornar”, conta a presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Turismo, Noeli Thomé.

Outros setores também ganharam uma avaliação positiva, atingindo mais de 80% de aprovação, como os serviços de compras (89,2%), segurança (87,6%), alimentação (87,4%), limpeza e conservação (85,4%) e a sinalização (83,3%). Os turistas também analisaram outros aspectos como o serviço de guarda-vidas, que registrou 77,6% de aprovação, o preço e a qualidade dos produtos (75,9%), e os acessos à região, com 74,4% das respostas classificadas como “muito bom/bom”.

A amostra também apresenta setores que, segundo a opinião do turista, precisam de melhorias. O trânsito foi apontado por 19,6% dos entrevistados como “péssimo”, 21,2% “regular” e 58,9% como “muito bom/bom”. Outros pontos que consideram de mais atenção é a necessidade de colocação de mais lixeiras pela região, ampliação no número de chuveiros e banheiros nas praias, aumento no número de vagas de estacionamentos e a busca pela melhoria da rede tratada, evitando assim a saída de água pluvial na orla.

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Pesquisa aponta o que mais atrai os visitantes para a Costa Verde & Mar

Pesquisa aponta o que mais atrai os visitantes para a Costa Verde & Mar: perfil e motivação

Além da avaliação do turista sobre a Costa Verde & Mar, a Pesquisa de Demanda Turística busca traçar um perfil de quem escolhe a região como o seu destino. Mais de 50% dos entrevistados são do gênero masculino e 49,1% feminino, sendo que a maioria (90,2%), disse estar de férias ou em busca de lazer. Ainda no que diz respeito ao perfil dos visitantes, 63,1% informaram que viajam com a família e/ou crianças. Sobre a ocupação, 29,7% são assalariados, 19,5% autônomos e quase 14% empresários. No quesito renda familiar, a maior parte dos entrevistados (23,6%), informou receber de 4,1 a seis salários mínimos por mês e 21,4% valores entre 6,1 e 10 salários mínimos. No quesito escolaridade, nota-se que 29,7% dos entrevistados têm ensino médio completo e 47,2% possuem ensino superior completo e/ou pós-graduação completa.

Com relação a origem, a maioria é de brasileiros, com 91,8% das respostas. Tradicionais visitantes da região, os argentinos correspondem a 5,5% e os paraguaios a 1,8% dos entrevistados. Sobre os estados, a pesquisa mostrou que o turismo de proximidade segue como tendência, atraindo 30,4% dos catarinenses, 24,3% dos paranaenses, 20,4% dos gaúchos e 8,7% dos paulistas. “Foi algo que surgiu nos últimos dois anos em função da pandemia, pois as pessoas optaram por buscar regiões próximas de suas casas, de fácil deslocamento e acesso”, comenta Noeli.

Os entrevistados ainda responderam sobre as acomodações, sendo que 29,7% escolheram ficar na casa de amigos ou parentes, 28,8% aluguel de casas ou apartamentos, 26,2% optaram por hotéis e pousadas e 13,8% se hospedaram na sua segunda residência. Os que realizaram reservas, mais da metade (57,4%), trataram direto com o proprietário e, entre as plataformas digitais, como Booking, Decolar e similares (11,4%) e AirBnB (11,2%). Com relação aos gastos, o total médio ficou em R$ 645 por dia, por grupo médio de oito pessoas. Já a permanência média foi de 10,4 noites.

Atrativos naturais em destaque

Outro ponto que a pesquisa apresentou é que a grande maioria (92%) se sente motivada a vir para a Costa Verde & Maraproveitar os atrativos naturais, como as praias, cachoeiras, trilhas e recantos em geral. Os visitantes puderam ainda apontar o que mais gostaram, sendo que 46% destacaram as praias, 24% a tranquilidade local, 12% a limpeza, 8,7% a hospitalidade e 6,2% a natureza. Entre os entrevistados, mais da metade (53%), informou que aproveitou a proximidade entre as cidades para estender a visita para mais de um município que compõe a Costa Verde & Mar.

Pesquisa aponta o que mais atrai os visitantes para a Costa Verde & Mar(SC) – Temporada de Verão 2022:

DADOS GERAIS

PERFIL DO PÚBLICO

  • Gênero:
  • Masculino – 50,9%
  • Feminino – 49,1%

  • Faixa etária:
  • 18 a 25 anos – 8,1%
  • 26 a 30 anos – 9,6%
  • 31 a 40 anos – 27,2%
  • 41 a 50 anos – 25,7%
  • 51 a 65 anos – 23,1%
  • Mais de 65 anos – 6,3%
  • Escolaridade:
  • Fundamental incompleto – 4,6%
  • Fundamental completo – 5,4%
  • Médio incompleto – 2,6%
  • Médio completo – 29,7%
  • Superior incompleto – 9,2%
  • Superior completo – 26,8%
  • Pós-graduação incompleta – 1,3%
  • Pós-graduação completa – 20,4%

  • Ocupação:
  • Assalariado – 29,7%
  • Autônomo – 19,5%
  • Empresário – 13,9%
  • Aposentado – 12,4%
  • Funcionário público – 10,6%
  • Profissional liberal – 5,7%
  • Do lar – 3,4%
  • Outros – 4,8%

  • Renda familiar mensal:
  • Até 2 salários mínimos – 9,9%
  • De 2,1 a 4 salários mínimos – 18,3%
  • De 4,1 a 6 salários mínimos – 23,6%
  • De 6,1 a 10 salários mínimos – 21,4%
  • De 10,1 a 15 salários mínimos – 12,5%
  • De 15,1 a 20 salários mínimos – 5,9%
  • Mais de 20 salários mínimos – 6%
  • Não respondeu – 2,4%

  • País de origem:
  • Brasil – 91,8%
  • Argentina – 5,5%
  • Paraguai – 1,8%
  • Outros países – 1%

  • Estado de origem:
  • Santa Catarina – 30,4%
  • Paraná – 24,3%
  • Rio Grande do Sul – 20,4%
  • São Paulo – 8,7%
  • Mato Grosso do Sul – 1,9%
  • Minas Gerais – 1,5%
  • Outros estados – 4,6%
  • Outros países – 8,2%

  • ACOMODAÇÃO E VISITA:
  • Tipo de acomodação escolhida:
  • Casa de amigos ou parentes – 29,7%
  • Aluguel de casas/apartamentos/residenciais – 28,8%
  • Hotel/pousada – 26,2%
  • Casa própria (segunda residência) – 13,8%
  • Casa de excursão – 0,7%
  • Camping – 0,6%
  • Albergue/hostel – 0,2%

  • Como se deu a reserva:
  • Direto com o proprietário/estabelecimento – 57,4%
  • Booking/Decolar/similar – 11,4%
  • AirBnB – 11,2%
  • Imobiliária – 10,3%
  • Agência de viagens – 5,5%
  • Outros – 1,7%
  • Não sabe informar – 2,5%

  • Já esteve na região antes?
  • Sim – 75,7%
  • Não – 24,3%
  • Com quem viaja:
  • Com família e/ou crianças – 63,1%
  • Em casal – 20%
  • Sozinho – 10%
  • Amigos – 5,2%
  • Grupo organizado/excursão – 1,7%

  • Meio de transporte utilizado para chegar na região:
  • Veículo próprio – 79,5%
  • Ônibus de linha – 8,7%
  • Avião – 7,5%
  • Ônibus com grupo de excursão/fretado – 2,2%
  • Van/utilitário/micro-ônibus – 1,1%
  • Veículo alugado – 1%

  • Se respondeu avião:
  • Regular – 95,9%
  • Charter – 3,5%
  • Particular – 0,6%

  • Motivação da viagem:
  • Férias/lazer – 90,2%
  • Visita a amigos/parentes – 5,6%
  • Negócios/feiras/eventos – 3,3%
  • Saúde/cuidados médicos – 0,4%
  • Em trânsito – 0,2%
  • Educação/formação – 0,2%
  • Religião/peregrinação – 0,1%

  • Como conheceu a região:
  • Dicas de amigos/parentes – 43,7%
  • Já conhecia – 38,2%
  • Internet – 14,8%
  • De passagem – 2,8%
  • Televisão – 1,2%
  • Por suas atrações turísticas – 0,7%
  • No trabalho – 0,5%
  • Outdoor/folder/revistas – 0,4%
  • Feiras – 0,4%
  • Posto/centro de informações – 0,1%
  • Outros – 1%

  • Visitou outro município?
  • Sim – 53%
  • Não – 47%

  • O que motivou a visita ao outro município:
  • Lazer – 65,2%
  • Praias – 23,4%
  • Compras – 7,6%
  • Visita a amigos/parentes – 6,6%
  • Gastronomia – 4,6%
  • Cultura – 2,6%
  • Negócios – 2,4%
  • Não sabe – 1,4%
  • Esportes náuticos – 0,1%
  • Outros – 0,6%.

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