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Planejamento 2016: como buscar excelência e qualidade nas empresas?

BLUMENAU/APIÚNA (SC) - Projeções sobre os investimentos do próximo ano e a expectativa de retorno marcam o trabalho das empresas nos últimos meses de 2015.

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Integrar gestores e colaboradores contribui para a formação de equipes de alta performance
BLUMENAU/APIÚNA (SC) – Projeções sobre os investimentos do próximo ano e a expectativa de retorno marcam o trabalho das empresas nos últimos meses de 2015. Um planejamento orçamentário eficiente é o que dá uma visão com pequena margem de erro sobre os resultados e o crescimento do negócio, onde o envolvimento da equipe é fundamental. Por isso que, principalmente em tempos de crise, o planejamento deve estar alinhado também à área de gestão e desenvolvimento de pessoas. “Ajustes não se referem somente a cortes de despesas, mas sim de melhorias contínuas em processos, gestão e desenvolvimento humano, a fim de que a empresa mantenha-se sempre produtiva”, explica o Executive Coach da Effecta Coaching, Fabiano Goldacker.
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Para o próximo ano, os empresários podem apostar no relacionamento humano para motivar e agregar a equipe.  O reconhecimento não deve depender de orçamento, os gestores precisam utilizar a cultura do elogio, da cortesia, da valorização dos bons exemplos. A Master Coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, ressalta que a crise é a oportunidade para desenvolver novas formas de fazer as atividades que sempre exercíamos. “É a chance para profissionais mostrarem o seu verdadeiro diferencial. Com isso, a empresa deve criar momentos para estimular a equipe a apresentar sugestões, compartilhar ideias sobre novas tecnologias e metodologias. Este é o momento de prepararmos equipes para a alta performance e melhorar a produtividade”.
Em Apiúna, interior de Santa Catarina, a Brandili atua há 51 anos engajando os colaboradores para que eles se envolvam e repassem aos produtos a essência e os valores  da empresa, focada em vestuário infantil e no amor pela criança. Recentemente, no Dia das Crianças, a equipe reviveu a  infância durante um dia de trabalho com algodão doce, pintura facial e pipoqueiro à disposição, além de programas de reconhecimento e valorização profissional, como “Valeu!”, que incentiva os funcionários a trocarem elogios por ações positivas realizadas no ambiente de trabalho, e o Grande Prêmio (GP) da Melhoria Contínua, que reconhece e recompensa colaboradores que transformam ideias em ações que podem gerar economia para a empresa e melhorias em processos.
Tudo isso é possível porque diretores e gerentes mantêm um forte alinhamento. Um Comitê Integrador avalia resultados e afina a tomada de decisões mensalmente e, a cada três meses, lideranças de todos os níveis participam de um workshop conduzido pelo diretor-geral da empresa para promover integração, falar dos resultados do trimestre e também dos próximos desafios. “A nossa comunicação é informal e muito próxima. Adotamos a transparência e uma política de ‘portas abertas’ entre a diretoria, gerentes e demais níveis. Acreditamos na gestão participativa como base para tomar boas decisões no tempo adequado e também trazer segurança e ‘senso de dono’ aos colaboradores”, comenta o diretor-geral da companhia, Eduardo Bertoldi de Salvo.
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A importância de investir na comunicação
Este é um ponto forte da Brandili. Ao todo são 11 canais e um dos mais importantes, para a coordenadora de Comunicação, Andressa Furman Marchiorato, são os Agentes de Comunicação, uma rede de comunicadores que tem como principal objetivo diminuir ruídos no ambiente de trabalho. O programa conta com 24 colaboradores treinados, atuando em quase todos os setores e que levam informações para a equipe de forma correta e estruturada. “Brincamos que eles são os olhos, os ouvidos e os braços da Comunicação Institucional nos setores. Eles auxiliam os gestores porque sempre sabem antes das nossas ações internas e ajudam a esclarecer boatos, falando a mesma linguagem dos colegas”, conta. Para a Master Coach, a atitude da empresa de se importar com a opinião e colocar as pessoas em primeiro lugar pode ser um grande trunfo sobre a concorrência. “Se o diferencial da organização está diretamente relacionado às pessoas e à maneira como elas vivem o sonho e a missão da empresa, surge uma equipe de alta performance, capaz de alcançar os maiores e melhores players de mercado”, esclarece Janaina.
Seja qual for a sua situação, é importante ter em mente que o grande diferencial é contar com pessoas que façam seu negócio acontecer. O Executive Coach complementa que muitas grandes empresas já passaram e sobreviveram diante de outras crises, pois focaram na qualidade dos produtos conseguida única e somente por conta dos funcionários. “A motivação não deve depender de orçamento, pois há várias formas de manter uma equipe com o espírito positivo mesmo em tempos de ajustes ou contenções de investimentos”, ressalta Fabiano. Na Brandili, os programas para engajar a equipe seguirão no planejamento dos próximos anos, pois em 2015, os resultados obtidos com o maior nível de contribuição dos colaboradores já mostraram que é possível reduzir os efeitos da crise. “Nós acreditamos que colaboradores munidos de informações precisas sobre seus pontos críticos de controle e dimensões gerais da empresa ficam bem mais integrados aos negócios. Com isso, automaticamente, eles se comprometem e se engajam mais aos propósitos de seu trabalho e aos propósitos da organização”, conclui Andressa.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Daiane Basso – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Camila Tibes – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
Effecta Coaching
www.effectacoaching.com.br
Blumenau – SC
Brandili
www.brandili.com.br

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