fbpx

Plataforma móvel interativa treina profissionais das obras da FG

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) – Aliar a tecnologia à educação resultou em um inovador equipamento desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Equipamento desenvolvido pela Fiesc utiliza realidade aumentada e gamificação como suporte de ensino

Foto_015-2015 (Sabios) reduzida

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) – Aliar a tecnologia à educação resultou em um inovador equipamento desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Chamado Sábios, é voltado para o treinamento de trabalhadores para as melhores práticas na preservação de acidentes no ambiente de trabalho. Para testar o equipamento, foram escolhidos dois segmentos em Santa Catarina, construção civil e frigoríficos, sendo oito empresas de cada um desses setores.
A FG Empreendimentos, uma das selecionadas, disponibilizou a plataforma móvel para colaboradores da obra Sky. Eles foram divididos em equipes de quatro pessoas. “Esta plataforma é um ótimo incentivo. Com ela, aprendemos sobre os riscos do local de trabalho e o que podemos fazer em diversas situações da nossa realidade, como choque elétrico, escavação e queda na obra. A nossa segurança tem que estar sempre em primeiro lugar”, comenta o colaborador Bruno Alexandre Petick da Silva.
A expectativa da FG é que este equipamento agregue ainda mais conhecimento e benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. “Devido à rotatividade na construção civil, os treinamentos e as capacitações são cada vez mais necessários, por isso estamos buscando alternativas para atrair a atenção dos trabalhadores. Treinamentos convencionais são interessantes, mas algo diferenciado como esta plataforma atinge o dia a dia dos trabalhadores e faz com que eles interajam, discutam e enfrentem situações reais”, avalia o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da empresa, Ricardo Pippi Reis.
Sobre o Sábios
O Sábios tem o formato de um jogo, com finalidade de atualizar e incentivar os colaboradores a aprender de uma forma mais interessante procedimentos importantes para a realização de suas atividades diárias. O equipamento também orienta sobre as melhores práticas e treinamento de processo, realiza auditorias de jogos e conteúdos com áudio em diversos idiomas, faz uso da realidade aumentada e apresenta uma interface utilizável por trabalhadores com conhecimentos distintos, desde analfabetos digitais a usuários experientes.
A plataforma móvel utiliza simulações gamificadas de acidentes reais, no caso da construção civil são três situações: instalações elétricas, soterramento e trabalho em altura. Os colaboradores respondem perguntas com sim ou não, tomando decisões sobre determinada situação de risco e no final do jogo é elaborado um gráfico com a pontuação das equipes. Após um mês respondem as mesmas perguntas. “Com isso, percebemos que há uma redução de 74% das respostas incorretas. Com isso, alcançamos o objetivo que é reduzir os acidentes de trabalho e faltas e, consequentemente, aumentar a produtividade e reduzir custos”, revela a supervisora de saúde e segurança do trabalho da Fiesc, Fernanda Retzem. O treinamento com as empresas selecionadas é o pontapé inicial da Fiesc para que a plataforma seja comercializada posteriormente para indústrias de Santa Catarina.


Informações para a imprensa – Oficina das palavras
Patrícia Wippel – litoral2grupoodp.com.br – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265
FG Empreendimentos
Avenida Brasil, 2260, esquina com a Rua 2200
Ed. Dolce Vitta – Centro – Balneário Camboriú (SC)
Telefone: (47) 3361-1000
www.fgempreendimentos.com.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.