fbpx

Ponto Firme apresenta coleção Bando em desfile na SPFW

Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em email
Ponto Firme apresenta coleção Bando em desfile na SPFWSPFW

Projeto coordenado por Gustavo Silvestre, Ponto Firme apresenta coleção Bando em desfile na SPFW e anuncia inauguração do Ateliê-Escola-Estúdio

O Ponto Firme prepara a sua quinta participação no São Paulo Fashion Week com um propósito ainda maior de oferecer reinserção social por meio do crochê, das artes manuais e da moda. Além de envolver alunos e egressos do projeto, que surgiu dentro da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos (SP), amplia sua atuação com a criação do Ateliê-Escola-Estúdio Ponto Firme, que será inaugurado juntamente com o desfile presencial do projeto, no dia 19 de novembro, às 10h.

O desejo de liberdade – um sentimento latente entre encarcerados, mas que se tornou muito almejado pela humanidade como um todo, com a necessidade de voltar ao ar livre e convívio social, por exemplo – é a grande inspiração da coleção Bando, que conta com o apoio da Círculo S/A e foi desenvolvida por novos alunos do projeto e egressos que são orientados pelo estilista Gustavo Silvestre em cada ponto.

“As peças foram produzidas nesta fase de retomada das aulas do Ponto Firme dentro da Penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos, onde o projeto nasceu há seis anos, mas foi interrompido durante o período da pandemia. Neste retorno às aulas presenciais, 12 novos alunos do Ponto Firme estão sendo capacitados pelo curso, além de egressos, e participam da criação das roupas que foram desenvolvidas com as linhas da Círculo S/A. Escolhemos os fios Verano, Duna, Barroco, Jeans e Glow. Este último se caracteriza pela tecnologia de brilhar no escuro, uma grande inovação no segmento de fios e que dá um resultado incrível e único às produções”, comenta Gustavo Silvestre.

Além do Ponto Firme apresentar a coleção Bando em desfile na SPFW, em primeira mão, será conhecida a NX Collab Rider + Ponto Firme, uma papete sustentável e exclusiva desenvolvida com componentes feitos à mão em crochê pelos egressos-artesãos, integrantes do projeto. O produto estará disponível para venda ao público em lojas de todo o Brasil a partir de janeiro.

Ponto Firme apresenta coleção Bando em desfile na SPFW

A edição 52 do SPFW será apresentada no formato híbrido, com desfiles digitais e presenciais. O Ponto Firme aproveitou a oportunidade de participar de mais uma edição deste que é um dos maiores eventos de moda do país para lançar a novidade do Ateliê-Escola-Estúdio. Com isso, fará o desfile do SPFW na sede deste projeto, localizado no Centro de São Paulo.A iniciativa do espaço conta com apoio da Brazil Foundation, uma organização que mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil e trabalha para promover igualdade e justiça social.

A escola tem o objetivo de ser um ponto de referência em artes manuais e oferecerá cursos voltados para egressos do sistema prisional, que necessitam de oportunidade para reinserção social, e também para o público em geral interessado em aprender ou desenvolver técnicas artesanais, principalmente em crochê. “Será um movimento para promover novos encontros e ampliar a atuação do projeto com a possibilidade de formar até 150 egressos em cursos profissionalizantes por ano”, completa o estilista. Além de Gustavo Silvestre, as aulas na escola, que devem iniciar ainda neste ano, serão ministradas pelos artesãos que já fazem parte do Ponto Firme e também artistas parceiros especializados em técnicas manuais e moda.

Ponto Firme apresenta coleção Bando em desfile na SPFW

Ponto Firme apresenta coleção Bando em desfile na SPFW

Ponto Firme
Desde 2015, o projeto Ponto Firme oferece formação técnica em crochê para sentenciados da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP). Já nas primeiras aulas, contou com o apoio da Círculo S/A, que doa materiais para que os alunos possam aprender e se desenvolver. Eles confeccionam tapeçarias, toalhas, redes, almofadas, amigurumi, roupas, acessórios, joias e o que mais a criatividade permitir. Ao final de cada módulo, com duração de seis meses, os alunos recebem um certificado de conclusão. Mais de 150 alunos já passaram pelo projeto. Os trabalhos realizados por eles já foram expostos na SP-Arte, Pinacoteca de São Paulo, SPFW e até em Nova York.

Círculo S/A
A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 83 anos no mercado, exporta para mais de 25 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Conta com mais de 500 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que soma 14 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.

Crédito das fotos: Danilo Sorrino

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Patrícia Wippel – litoral2@grupoodp.com.br – + 55 (47) 99994-1265

Círculo S/A
Instagram: @circuloprodutos
Facebook: /circuloprodutos
Aplicativo gratuito iOS e Android: Love Círculo

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.