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Por que fazer Marketing de Conteúdo

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Por que fazer Marketing de Conteúdo

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Antes de tudo, é preciso ter em mente que a presença digital da sua marca não é mais um diferencial e sim uma necessidade. Além de estar on-line, é preciso saber como conversar com seu público e como atrair mais pessoas, fazendo com que elas se interessem por sua marca e até se tornem clientes.

Cada vez mais as pessoas procuram por conteúdos realmente relevantes, que respondam alguma pergunta, ajudem a resolver um problema, dêem dicas interessantes, etc. Por isso, é preciso que você entendapara que serve e por que fazer Marketing de Conteúdoe, assim, você verá como é importante essa estratégia para a sua empresa.

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo nada mais é que uma estratégia para engajar o seu público, além de, claro, atingir novos potenciais clientes, através de conteúdos que atendam a necessidade de outra pessoa. A ideia é construir materiais que tragam informações relevantes e sejam educativos, que tragam soluções e respondam às dores do seu cliente. A partir disso, a sua marca constrói uma autoridadeem um tema (que é relacionado ao seu negócio) e as pessoas serão atraídas pelos conteúdos relevantes que você compartilha. Assim, você abre um canal de comunicação para o seu negócio, onde as pessoas podem tirar dúvidas e enviar sugestões (e você aproveitar para gerar conteúdo a partir disso). Ainda atrai a atenção do seu público e cria um relacionamento de confiança.

Por que fazer Marketing de Conteúdo
Foto: Pixabay

Veja este exemplo e entenda por que fazer Marketing de Conteúdo

Vamos dar um exemplo simples: se você possui uma agência de viagens, em vez de fazer apenas postagens promocionais em suas redes sociais, como Facebook e Instagram, você pode fazer um post com dicas de viagem para um determinado destino, falando da cultura local, pontos turísticos, hospedagem, valores, etc. Assim, criará um conteúdo realmente relevante para quem procura mais informações sobre o tema e até mesmo será um conteúdo que a pessoa irá compartilhar, gerando assim, engajamento em sua rede e valor para a sua marca.  

Comece pelo planejamento

Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo, está na hora de colocar essa estratégia em prática. Vamos falar de planejamento! Sim, essa etapa é muito importante para que o seu Marketing de Conteúdo realmente funcione. É preciso ter uma pessoa, ou até mesmo uma equipe, responsável pela pesquisa e criação de conteúdo, além de saber quais metas querem atingir com esta produção. Faça um calendário de possíveis temas, lembrando de buscar assuntos que se relacionem com seu negócio, para que você ofereça informações relevantes e mostre que sua empresa está atenda às necessidades dos seus clientes.

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Por que fazer Marketing de Conteúdo
Foto: Pixabay

Conhecer seu público é fundamental

Já falamos muitas vezes aqui sobre a importância de conhecer o seu público para poder direcionar melhor o seu conteúdo. É preciso saber com quem você está falando e com quem quer falar, assim, conseguirá fazer um conteúdo que converse com as pessoas, gere engajamento e atraia novos clientes para suas redes e, consequentemente, para sua empresa. Por isso, não pule essa etapa. Saiba quem são as pessoas que precisam do que você oferece, qual a idade, profissão, onde moram, quais as necessidades que eles buscam suprir, etc. Tudo isso, fará com que seu conteúdo seja ainda mais assertivo!

Por que fazer Marketing de Conteúdo. Chegou a hora de colocar a mão na massa e criar

Depois de montar seu planejamento e entender seu público, é hora de começar a criar. Com os temas definidos, você pode desenvolver os mais diversos formatos de conteúdo. Pode investir em um post nas suas redes sociais, ou buscar ideias diferenciadas que irão chamar atenção do seu público. Que tal criar um blog ou e-book? Vídeos também podem ser uma excelente ideia! Pode usar e abusar da criatividade na hora de criar conteúdo de relevância para seus clientes e até mesmo o formato vai depender do seu estudo de púbico, para entender o que funciona melhor, o que as pessoas que você quer atingir estão procurando e de que forma elas preferem consumir esse conteúdo: vídeo, imagens, áudio, textos mais longos ou mais curtos?

Saiba por que fazer Marketing de Conteúdo pode gerar resultados positivos

Depois de todas as etapas, é preciso monitorar o retorno que sua empresa está conquistando com a produção do Marketing de Conteúdo. Nessa etapa, é preciso analisar as interações que obteve, os resultados de tráfego e fazer os ajustes necessários para obter melhores e mais resultados (qualidade e quantidade de leads). Existem diversos meios para que você possa acompanhar os resultados, mas isso já é assunto para outro post aqui no blog! Mas tenha certeza que se seguir os passos, e produzir conteúdos realmente relevantes, os resultados virão e o engajamento de sua marca nas redes sociais irá aumentar.

Dicas sobre como fazer Marketing de Conteúdo
Foto: Pixabay

Agora você já sabe qual a importância do Marketing de Conteúdo para sua empresa, não é mesmo? Se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contatoconosco, ou deixe aí nos comentários, que nossa equipe de especialistas vai te ajudar!

Texto de Elaíse Cidral, cuja paixão pelos livros e por contar histórias a fez ingressar no Jornalismo. Elaíse trabalhou em rádio e televisão, onde atuou desde a produção até a apresentação. A especialização em Gestão em Comunicação Empresarial tem ampliado sua área de conhecimento. A experiência anterior e os contatos com a imprensa regional e estadual auxiliam ainda mais sua atuação na Oficina como criadora de conteúdo.

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