fbpx

Projeto pretende plantar mais de 30 mil árvores em Pomerode

Projeto pretende plantar mais de 30 mil árvores em Pomerode

Projeto pretende plantar mais de 30 mil árvores em Pomerode. Objetivo do Vale Plantar é ter 257 mil novos plantios no Médio Vale do Itajaí até 2024

Com o lema “Um pé para cada 2 pés”, o projeto Vale Plantar busca recuperar áreas públicas e privadas degradadas das cidades que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Os municípios usufruem do serviço de licenciamento ambiental e também contam com o apoio da instituição para a efetivação das políticas de educação ambiental. A proposta é que seja plantada uma árvore por habitante até o fim de 2024, totalizando 257 mil plantios. A meta de Pomerodeé plantar 34.561 árvores até essa data.

Atualmente, a cidade já passou de 14 mil árvores plantadas, o que corresponde a pouco mais de 40% da sua meta. Todos os plantios são contabilizados no arvorômetrodo Vale Plantar e os números podem ser acompanhados em tempo real.

Para intensificar a ação e mobilizar a comunidade, o Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), juntamente com o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), elaborou um formuláriono qual a pessoa preenche seu nome, informa a quantidade de árvores plantadas, a data e local do plantio, as espécies plantadas (se souber) e ainda pode enviar uma foto.

Essa foi a forma encontrada pelo ProMEA de Pomerode para ter um maior controle sobre as árvores plantadas no município. “É também uma forma de se aproximar da população e envolvê-la nesse projeto. Queremos saber como cada um está ajudando a cidade a atingir essa meta e, consequentemente, contribuindo para deixar Pomerode mais bonita e sustentável”, conta Mayra Trierveiler Rego, coordenadora do GIEA.

Projeto pretende plantar mais de 30 mil árvores em Pomerode

Morar em uma cidade mais arborizada é realmente maravilhoso.  A Organização das Nações Unidas (ONU), inclusive, recomenda que cada município tenha pelo menos 12 metros quadrados de área verde por habitante. Além de aumentar a umidade e melhorar a qualidade do ar, as árvores regulam a temperatura atmosférica e minimizam os efeitos das mudanças climáticas. Elas ainda promovem a restauração dos ecossistemas, aumentam a biodiversidade, trazem uma sensação de bem-estar e melhoram a qualidade de vida.

Por isso a importância deste projeto. “Sabemos que as árvores têm um papel fundamental para a manutenção da vida e do meio ambiente, trazendo mais qualidade do ar, do solo e da água. Uma cidade verde é uma cidade mais saudável”, complementa Mayra.

13 cidades envolvidas

Os municípios que fazem parte do CIMVI são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Ilhota, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Todas se comprometeram com o projeto Vale Plantar.
            As técnicas para recuperação de uma área degradada variam conforme o grau de intensidade e tipo de degradação existentes, e também com os objetivos de uso que se pretende dar para a área. Assim, os Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMA) também serviram como orientação para o levantamento de dados referentes à implantação do projeto nestes municípios.

ProMEA Pomerode

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) é um instrumento de gestão ambiental que visa estimular um processo de desenvolvimento sustentável em Pomerode. Instituído a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 3088), consolidada em abril de 2020, propõe integrar todas as pessoas e entidades que atuam com educação ambiental, de forma a torná-la contínua e permanente nas agendas dos órgãos públicos e privados. Para isso, foi constituído o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), formado por representantes das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Pomerode, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (Sefe), Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pomerode (Apae), Associação Comercial e Industrial de Pomerode (Acip), Câmara de Diretores Lojistas de Pomerode (CDL Pomerode), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), Bioparque Zoo Pomerode (Fundação Hermann Weege) e Grupo Escoteiro Pomerano.

Projeto pretende plantar mais de 30 mil árvores em Pomerode

Projeto pretende plantar mais de 30 mil árvores em Pomerode

ProMEA Pomerode

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.