fbpx

Puxada da tainha é tradição na Costa Verde & Mar

COSTA VERDE & MAR (SC) – As mais de 40 mil tainhas capturadas na região nos últimos dias deram o pontapé inicial para a uma tradição familiar dos pescadores e um importante estímulo para a economia e turismo.

tainha (2)
tainha
COSTA VERDE & MAR (SC) – As mais de 40 mil tainhas capturadas na região nos últimos dias deram o pontapé inicial para a uma tradição familiar dos pescadores e um importante estímulo para a economia e turismo. A pesca foi tombada como patrimônio cultural pela lei 15.922, de 2012, e é uma característica da cultura deixada pelos antigos povos que moravam na região. Para este ano, a Federação Catarinense de Pescadores estima que sejam capturadas 1,8 mil toneladas até o fim da safra que tem pico registrado entre o final do mês de maio e o início de junho.
Pesquisas realizadas na Costa Verde & Mar apontam que as tainhas que chegam à região migram do Rio Grande do Sul em busca de águas não tão geladas. Cada cardume chega a atingir 50 centímetros de comprimento com cerca de sete quilos de peso.
Os preparativos para a temporada de tainha na Costa Verde & Mar iniciam ainda no mês de abril com a manutenção detalhada dos barcos, ranchos e redes de pesca. Esta importante tradição foi apresentada no documentário “Antes do Inverno”, da Tramela Produções, que conta um pouco da pesca artesanal utilizando personagens e tradições de pescadores da cidade de Bombinhas. Registros históricos apontam que a pesca da tainha começou a ser realizada pelos índios e logo foi aprimorada pelos açorianos, que colonizaram a região.
A grande estrela da pesca da Costa Verde & Mar também se torna destaque nas mesas dos restaurantes e casas da região. “A pesca da tainha atrai muitos curiosos para a nossa região, bem como os apreciadores deste peixe que é apresentado em diversas formas na gastronomia local”, conta o presidente do Colegiado de Turismo, Sérgio Schultz. Nas versões fresca, recheadas, assadas e fritas, a tainha agrada todos os paladares. Para quem quer preparar um prato especial, a receita de tainha na folha de bananeira é uma das mais tradicionais:
tainha (1)
Ingredientes
1 tainha inteira (o tamanho depende do número de convidados)
Suco de 1 limão
Sal a gosto
Temperos: nossa dica é usar pimenta do reino (triturada na hora), cebolinha, coentro, dill, estragão ou sávia (escolha a que gostar)
4 tomates picados em cubos
1 cebola picada em cubos
Azeite de oliva
Modo de Preparo
Descame o peixe, tire as vísceras e abra-o pelas costas para que seja retirada a espinha (você também pode pedir ao peixeiro que já prepare o peixe para assar do modo “escalado”). Tempere com sal, pimenta e limão e deixe descansar por algumas horas. Com a cebolinha, tomate e cebola picados e as ervas escolhidas, prepare um recheio para colocar no meio do peixe e também sobre a parte superior, colocando um fio de azeite de oliva extravirgem sobre as ervas. Depois de rechear o peixe, enrole-o na folha de bananeira. Coloque-o na grelha sobre a brasa e deixe cozinhar. Quando o peixe estiver cozido (irá depender da intensidade do fogo e do tamanho do peixe), pode retirar. Para acompanhar, coloque algumas bananas da terra sobre a grelha, cortadas em fatias no comprimento, além de arroz branco.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 e 9994-1265.
COSTA VERDE & MAR
Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.