fbpx

Quais as funções de uma assessoria de imprensa

Você quais as funções de uma assessoria de imprensa? Saiba aqui como pode ajudar na visibilidade, credibilidade e autoridade do seu negócio.

Quer se comunicar com as pessoas através dos veículos de comunicação tradicionais como televisão, rádios e jornais, ou ainda estar presente como notícia nos blogs, podcasts e afins? Então continue a leitura deste artigo para entender quais as funções de uma assessoria de imprensa e como ela é importante para sua empresa.

O que é assessoria de imprensa

Antes de saber quais as funções de uma assessoria de imprensa, é preciso entender o que é esse braço da comunicação. A assessoria de imprensa surgiu no início dos anos 1900, mais precisamente em 1906, quando o jornalista norte-americano Ivy Lee abriu o primeiro escritório de relações públicas do mundo. Desde aquela época, muitas coisas mudaram, assim como a tecnologia avançou e ganhou muito destaque. O que não significa que as mídias tradicionais foram abandonadas. A assessoria de imprensa, em poucas palavras, é a responsável por ajudar sua empresa a falar com os veículos de comunicação através de diversas ferramentas, mas não apenas isso. Ao longo desse texto vamos conversar sobre as diversas funções e a importância de contratar uma assessoria de imprensa.

Afinal de contas, quais as funções de uma assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa pode ajudar sua empresa de diversas formas, dependendo de qual for o seu objetivo. Nesse modelo de comunicação, os profissionais trabalham com a geração de mídia espontânea, ou seja, é diferente da publicidade, onde você pagará um valor para que o veículo de comunicação insira a sua marca num formato exato como é contratado através de tratativas comerciais. No formato publicitário, você escolhe onde quer aparecer e num espaço estabelecido (no caso de impressos em portais da internet, escolhe a página e o tamanho, com um texto produzido dentro do número de caracteres exigido e exaltar a sua marca. Televisão e rádio, o anúncio é pago pelo tempo e programa – ou intervalo dele)

Por essa diferença, é tão importante que o assunto que você quer divulgar via assessoria de imprensa seja de interesse público e possua relevância para os veículos que gostaria de atingir. É justamente o tema que conquistará o espaço sem qualquer tipo de pagamento. Por exemplo, você vai inaugurar um restaurante. Que tal, além de falar da inauguração em si, abordar temas de gastronomia e sugerir essas pautas para veículos que falem sobre esse tema? Assim, a chance de emplacar será bem maior do que apenas falar da inauguração, que pode ter um alcance menor. Além de dar visibilidade, constrói a reputação da sua marca, com assuntos que sejam relacionados ao seu negócio. A matéria jornalística traz também a credibilidade da reportagem assinada pelo formador de opinião e veículo, que traz a sua visão mais genuína.

Quais as funções de uma assessoria de imprensa
Foto: Pixabay

Quais as funções de uma assessoria de imprensa: é primordial para o gerenciamento de crise

Ninguém gosta de uma crise, não é mesmo?! Mas elas podem surgir, afinal alguns aspectos que fogem ao controle e imprevistos podem acontecer. Por isso, é preciso estar preparado para lidar com os problemas e prever possíveis situações que possam impactar a sua empresa, de acordo com o seu mercado de atuação e marca. Uma assessoria de imprensa com profissionais qualificados fará toda a diferença. O profissional irá pensar na melhor estratégia de comunicação e auxiliar na execução, para que a imagem da sua empresa seja afetada o menos possível, promovendo pautas positivas para ajudar e consolidar a reputação de marca. É um profissional importante para um comitê de crise da sua empresa, planejando respostas a possíveis situações, que como sabemos, exigem uma reação rápida para blindar a marca.

Leia também:

Media training

Esse tópico não poderia ficar de fora de um texto que fala sobre quais as funções de uma assessoria de imprensa. Isso porque é através do media training (ou treinamento de mídia) que você e sua equipe estarão preparados para dar entrevistas, atuar como porta-vozes da empresa e até mesmo especialistas de temas que são relacionados ao seu negócio. O assessor de imprensa vai te dar dicas de como se comportar em uma entrevista, desde a sua roupa, até a postura e o que vai falar. Todas essas orientações são para te deixar preparado e confiante para falar com os jornalistas, seja de rádio, televisão ou jornais, e dessa forma, levar o nome da sua empresa ainda mais longe.

Quais as funções de uma assessoria de imprensa: é primordial para o gerenciamento de crise
Foto: Pixabay

Releases, pautas e mídia-kit: o que tudo isso tem a ver com quais as funções de uma assessoria de imprensa?

Se chegou até aqui, você já sabe bastante sobre quais as funções de uma assessoria de imprensa, mas é preciso entender que, para alcançar resultados positivos para sua empresa, o assessor de imprensa irá produzir alguns tipos de materiais para atingir aquele veículo que você tanto deseja de forma orgânica. Os releases são textos em formato jornalístico para abordar algum tema que sua empresa pode falar e não falando só de produto. Lembra do exemplo da inauguração que demos lá no início? O assessor vai buscar, dentro do que você quer comunicar, informações que sejam relevantes para os jornalistas e, assim, tornar o release atrativo para que seja o ponto inicial para uma matéria e/ou entrevista. A sugestão da pauta segue na mesma linha, porém, ao invés de um texto completo, o assessor de imprensa apresentará tópicos com dados relevantes para o jornalista de determinada editoria e veículo de comunicação, para que o tema sugerido se transforme uma matéria. Por isso, o papel do assessor de imprensa é tão importante. Ele irá mapear os veículos que falam sobre o que sua empresa trabalha e fará sugestões que serão mais assertivas e atrativas para os jornalistas. Isso também faz parte do relacionamento com a mídia que um bom assessor possui, afinal de contas, ele já sabe qual a editoria de determinado veículo trabalha, quais dados procura, entre outros.

Encontrablidade de marca na internet

Você sabia que os espaços conquistados de maneira espontânea pela assessoria de imprensa sobre a sua marca podem ajudar a ranquear nos resultados de pesquisa do Google e outros mecanismos de busca? E ainda são poderosos aliados para quem busca o selo de verificação do Instagram? A explicação é simples: com o trabalho de assessoria de imprensa você consegue emplacar em portais de notícias que são considerados relevantes para ao Google e Instagram. E, por isso, as menções à sua marca nesses espaços são muito importantes para a encontrabilidade da sua marca na internet.

Releases, pautas e mídia-kit: o que tudo isso tem a ver com quais as funções de uma assessoria de imprensa?
Foto: Pixabay

Você já conhecia todas essas funções da assessoria de imprensa? Se o seu objetivo é estar presente nos veículos de comunicação, melhorar o relacionamento com jornalistas e formadores de opinião, divulgar a sua marca com credibilidade e ainda ser encontrado na internet, conte com essa estratégia para o seu negócio. A Oficina das Palavras possui uma equipe sênior de jornalistas com ampla experiência em assessoria de imprensa e que podem ajudar você. Entre em contato por aqui.

Texto de Elaíse Cidral, cuja paixão pelos livros e por contar histórias a fez ingressar no Jornalismo. Elaíse trabalhou em rádio e televisão, onde atuou desde a produção até a apresentação. A especialização em Gestão em Comunicação Empresarial tem ampliado sua área de conhecimento. A experiência anterior e os contatos com a imprensa regional e estadual auxiliam ainda mais sua atuação na Oficina como criadora de conteúdo.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.