fbpx

Qual a qualidade do embutido que você leva à mesa?

Um consumidor comum entende, e muito bem, que está numa época em que nem tudo o que se diz feito com zelo vai garantir qualidade e saúde alimentar.

foto_004-2016-fabrica_menor

Engenheira de alimentos dá dicas importantes para o momento da compra

Um consumidor comum entende, e muito bem, que está numa época em que nem tudo o que se diz feito com zelo vai garantir qualidade e saúde alimentar.  Um simples presunto, aquela linda e apetitosa mortadela e uma tradicional linguiça, podem ter poucas proteínas, muita gordura e ingredientes químicos. Mas como, então, adquirir esses produtos sem que estejam mascarados? A engenheira de alimentos da Olho Embutidos e Defumados, Shana Yamaguchi, afirma que não é preciso ser expert para poder qualificar os alimentos do dia a dia, basta estar atento às informações do rótulo. Confira as dicas:
1ª – Fique atento à quantidade de proteínas. Quanto mais proteínas o produto tiver, maior será a quantidade de carne adicionada no processo de fabricação, exceto quando forem acrescentadas proteínas não cárneas como a proteína de soja, porém na Olho Embutidos e Defumados utilizamos somente a carne como fonte de proteína. Mas, olhar somente a quantidade em gramas do nutriente na tabela nutricional é confuso e o consumidor não vai entender se aquela quantidade é alta ou não. Com isso, é mais fácil entender a porcentagem do valor diário (%VD), pois ela vai mostrar que a porção descrita na informação nutricional suprirá a necessidade diária do consumidor. Ou seja, se na tabela a proteína apresenta o valor 10% na %VD, quer dizer que aquela porção compreende a 10% de um total de 100% e que ela necessita ainda de 90% de proteínas para uma dieta de 2.000kcal, que é a quantidade estimada para um ser humano adulto.
2ª – Carne Mecanicamente Separada (CMS). Existem legislações em nível nacional e estadual que asseguram a descrição de matéria-prima e como esse produto foi feito. O uso de CMS é outro ponto importante a ser observado, já que nesses casos, o processo mecânico retira a carne rente aos ossos incluindo também as cartilagens. Na Olho não usamos CMS e quase 70% da linguiça é carne, o que está bem acima da média. E só utilizamos pernil e paleta, o restante do produto é composto por temperos, condimentos e, no caso da linguiça Patê e da salsicha Bockwurst, acrescentamos o corante natural urucum somente na superfície, que caracteriza os produtos.
3ª – Gorduras e sódio. Outra atenção que o consumidor deve ter na compra de embutidos é a quantidade de gorduras e sódio, pois a quantidade de gorduras é contrária à quantidade de proteínas. Quanto menor a quantidade de carne (geralmente paleta e pernil) adicionada ao produto, maior a quantidade de gordura (toucinho, retalhos, CMS) como substituto. Já em relação ao sódio, é importante verificar a quantidade descrita no rótulo, pois a Anvisa limita um valor de 2.400mg por dia.
4ª – Corantes. Outro aspecto importante que deve ser levado em consideração são os corantes que muitas indústrias usam para deixar o embutido com uma cor mais intensa e atrativa, porém, nem sempre ele é natural. Na Olho, por exemplo, fazemos uso de corantes naturais, como o urucum, que não é prejudicial e é característico dos produtos Linguiça Patê e salsicha Bockwurst, que são coloridos externamente.
5ª – Fique atento à fiscalização. Procure comprar embutidos de empresas que possuem certificados nos órgãos fiscalizadores. Produtos sem a fiscalização adequada podem apresentar grandes riscos à saúde, devido à falta ou excesso de condimentos controlados pela legislação.
foto_014-2015-linguica-blumenau_menor-credito-luis-carlos-kriewall-filho
Informações para imprensa – Oficina das palavras:
Letícia Oberger – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
Olho Embutidos e Defumados
Rua Ribeirão Areia, 1822, Bairro Ribeirão Areia, Pomerode (SC)

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.