fbpx

Risco de racionamento acende consciência de economizar água

BLUMENAU (SC) / SÃO PAULO (SP) – Reduzir o desperdício de recursos naturais começa com pequenas mudanças no dia a dia.

Foto_001-2014 (Casa Inteligente)

Sistema Dual Flush reduz até 50% do consumo
BLUMENAU (SC) / SÃO PAULO (SP) – Reduzir o desperdício de recursos naturais começa com pequenas mudanças no dia a dia. Qualquer descuido pode representar litros de água e muitos cifrões a menos dentro de casa. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Se esse montante já chama a atenção, no Brasil os números são ainda mais expressivos. O consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia. Em outras palavras, cada brasileiro em média joga fora mais de 120 litros de água.
Os constantes debates sobre a possibilidade de racionamento, principalmente no Estado de São Paulo, reacendem a preocupação com o uso consciente da água. Para economizar, as atenções devem estar voltadas ao banheiro. Ele responde por até 80% de todo o consumo de uma residência. Para se ter uma ideia, somente o vaso sanitário pode ser responsável por 25% da utilização de água, e este número pode ser reduzido.
Atenta a esta realidade, a catarinense Censi comercializa um sistema que chega a economizar até 50% do consumo de água. O Dual Flush é um mecanismo de saída para vasos sanitários com caixas acopladas com possibilidade de duplo acionamento. Isso significa que o usuário pode optar pela meia descarga (para líquidos) ou pela descarga completa (para sólidos). Assim, ao invés de consumir seis litros de água toda vez em que se vai ao banheiro, este volume pode ser reduzido para apenas três.
O investimento neste tipo de sistema varia de R$ 80 a R$ 120, dependendo do kit a ser adquirido, mais a mão de obra da instalação. Somente no Estado de São Paulo, o Dual Flush teve crescimento de 170% nas vendas dos últimos quatro meses e representa 4,7% do faturamento da empresa.
Praticidade na instalação
Para instalar o Dual Flush é necessário desmontar a caixa acoplada do vaso sanitário, o que requer, na maioria das vezes, mão de obra especializada. Pensando em facilitar para o consumidor, a Censi comercializa também o Conversor Dual Flush, que transforma mecanismos de saída convencionais em sistema com duplo acionamento. Depois de instalado, o funcionamento ocorre da mesma forma que o Dual Flush.
Tecnologia a favor da economia
Além do Dual Flush, a Censi também desenvolveu um sistema acionado por um sensor, para projetos de banheiro e lavabo mais elaborados. Ao invés de pressionar o botão, para utilizar o Hidro Smart, basta movimentar as mãos para a esquerda ou para a direita, dependendo da quantidade de água a ser utilizada.
Como saber exatamente o quanto estes sistemas realmente contribuem na economia de água? Um aplicativo da Censi, desenvolvido pela Morphy Agência Interativa, faz este tipo de projeção. A partir de dados como tipo de moradia, Estado onde reside, quantas pessoas moram na casa ou no apartamento e quantos banheiros existem, é possível simular a quantidade de água consumida e a economia gerada pelo Dual Flush. O aplicativo permite ainda ver o ambiente em diferentes ângulos e interagir com diversos objetos, além de ver detalhes e informações técnicas de cada produto da Censi.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras
Luciana da Cunha – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534.
Censi Sistemas Hidrossanitários
Rua Bahia, 4253, Salto Weissbach, Blumenau (SC)
www.censi.com.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.