Sem marketing e comunicação seu negócio vai para o buraco

Sem marketing e comunicação seu negócio vai para o buraco

por Ricardo Ruas

Sabe qual a coisa mais errada que uma empresa pode fazer agora em momento de crise? Cancelar os investimentos em comunicação e marketing. Cair no esquecimento é o pior a se fazer neste momento. Enquanto você deixa de ser visto, seu concorrente se mostra. E, se ele ainda seguir as regras, terá a visibilidade necessária para se manter no mercado.

Sabe qual a coisa mais errada que uma empresa pode fazer agora em momento de crise? Cancelar os investimentos em comunicação e marketing. Cair no esquecimento é o pior a se fazer neste momento. Enquanto você deixa de ser visto, seu concorrente se mostra. E, se ele ainda seguir as regras, terá a visibilidade necessária para se manter no mercado.

Enquanto a comunicação for vista como um gasto, não um investimento, você deixa de estar fora da disputa por um espaço nesta nova concepção em que se tornou o marketing. Você acha mesmo que sobreviverá a esta avalanche de informação sem um bom trabalho de marketing?

É preciso se manter visível, mostrando suas potencialidades, conquistando credibilidade, fazendo campanhas para aumento de vendas, gerando leads, faturando e incrementando os lucros.

Saiba que a internet é o melhor caminho para isso neste momento e o remarketing, por exemplo, é garantia de manter os trabalhos mesmo durante uma crise. Estudos apontam que as chances de vender algo para quem já comprou de você é de 70% em relação a encontrar um novo cliente.

Tudo o que é feito na internet é possível de ser medido. É fórmula matemática. A confiabilidade sobre o comportamento é extrema. Agora é hora de comunicar aos seus clientes suas propostas comerciais mais relevantes. Foque na sua carteira de clientes fiéis como primeiro passo. Depois pulverize.

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Ah, mas como fazer isso? Eu mal sei pesquisar no Google

Pois é! Por isso existem profissionais que estudaram as plataformas (que não é somente o Google, obviamente) cujo entendimento das regras e algoritmos conseguem trazer os resultados necessários para que sua marca apareça. Só assim para garantir sua presença nesta imensidão de conteúdo. Não é milagre! É trabalho, bem planejado e bem executado.

Se já ouviu falar em SEO, provavelmente foi de maneira nada aprofundada, certo? Pois entenda que usar técnicas de otimização para sites, blogs e conteúdos em geral, com o intuito de alcançar uma boa posição nas páginas dos buscadores, como o Google, por exemplo, é garantia de resultados e bom posicionamento na internet.

Com SEO consegue-se a esperada relevância ao conteúdo. Só assim para ele ser achado em meio ao oceano de informações. E não será de uma hora para outra. Será necessário muito conteúdo otimizado. É igual ao processo de uma criança que está aprendendo a andar. Ela engatinha, fica de pé, dá os primeiros passos e somente depois consegue correr com equilíbrio.

Entre as regras, é preciso entender que dificilmente o conteúdo do seu site será visto de maneira linear ou cronológica. Por isso, a necessidade de repetir determinadas pautas/assuntos. O que não pode é duplicar conteúdo, porque daí é que você não otimiza o posicionamento mesmo. Faça conteúdos didáticos, explicativos, separados por subtítulos, com fotos informativas, palavras-chaves de cauda longa, utilize hiperlinks internos e externos, negritos, conteúdo multimídia….

Achou difícil todos estes termos? Nem sem preocupe, deixe com quem entende de estratégia, planejamento e execução. Confie e garanta resultados, na crise ou fora dela!

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