fbpx

Sete benefícios (científicos) da gratidão  

Por que hoje em dia tanta gente fala de gratidão? Para quem não aguenta mais ler e ouvir essa palavra por aí, fica o alerta da coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini.

 
Foto_003-2017 (Gratidao)
Por que hoje em dia tanta gente fala de gratidão? Para quem não aguenta mais ler e ouvir essa palavra por aí, fica o alerta da coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini. “A gratidão tem poderes de promover mais saúde, equilíbrio emocional, melhorar seus relacionamentos, diminuir a agressividade e, é claro, te fazer mais feliz. É cientifico”, afirma.
Enquanto obrigado vem do latim obligatus, que expressa fico em dívida com você, a gratidão tem um significado muito mais profundo e amplo. A especialista explica que gratidão vem do latim gratia, que significa literalmente graça. “É o reconhecimento espontâneo e verdadeiro por algo de bom que você passou, recebeu ou viveu. Vem do coração. É um sentimento que te expande, te ilumina”, analisa.
O espírito de agradecer ganhou ainda mais força com as pesquisas cientificas recém divulgadas. Segundo artigo da Revista Forbes, estudos comprovaram os benefícios da gratidão. Confira:
Abre portas para relacionamentos
É o que diz o estudo pulicado na EMOTION em 2014. Se você é grato, quer dizer que agradece as pessoas. Muito mais que isso, você reconhece suas ações, seus esforços e verbaliza isso. Você eleva seu pensamento de gratidão, independentemente de crenças. E ao fazer isso, conecta-se com o que tem de mais positivo no Universo. Em contrapartida, se você é do tipo que nunca está satisfeito, está sempre reclamando e vive criticando o trabalho dos outros, quem vai querer se relacionar com você? Só aqueles que, por algum motivo, têm obrigação.
Melhora a Saúde Física
De acordo com pesquisa publicada em 2012 na Personality and Individual Differences, as pessoas gratas têm menos dores, cuidam-se mais, exercitam-se mais e também vivem mais.
Melhora a Saúde Mental
Segundo o Doutor Robert A. Emmons, que conduziu inúmeras pesquisas, por reduzir muitas das emoções tóxicas, a gratidão está diretamente ligada ao aumento da felicidade, melhora o bem-estar e diminui a depressão.
Aumenta a empatia e reduz agressividade
É o que comprovou estudo da  universidade do Kentucky. O resultado mostrou que pessoas gratas são mais sociáveis e mais gentis, mesmo quando precisam posicionar o outro de algo não tão bom.
Melhora a qualidade do sono
Um estudo publicado na Applied Psychology: Health and Well-Being aponta que escrever diariamente suas razões para ser grato tem esse poder.
Melhora a Autoestima
A gratidão otimiza performance, aumentando autoestima. Também reduz comparações sociais, pois pessoas gratas conseguem apreciar e elogiar os outros e dar valor a si mesmo. O estudo foi divulgado na Journal of Applied Sport Psychology.
Melhora o Equilíbrio Emocional
Em 2016, uma pesquisa publicada na Behavior Research and Therapy mostrou que quanto maior era o sentimento de gratidão, maior a resiliência. Portanto, menor o nível de estresse pós-traumático. O mesmo ocorrendo anos depois, com os sobreviventes dos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1484
Effecta Coaching
Blumenau – SC

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.