Tecnologia aumenta produtividade da obra em até 50%

Tecnologia aumenta produtividade da obra em até 50%

Plano & Plano e Zatz utilizam sistema desenvolvido pela Expert System e atestam maior controle e eficiência das obras

O setor da construção está otimista com a retomada da economia e vislumbra até fechar o ano com crescimento. De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no primeiro semestre de 2020 houve um recuo de 2,2% na venda de imóveis no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado, dado que mostra que, mesmo diante do cenário de incertezas provocado pela pandemia, trouxe impactos no mercado menores do que esperado. Outros países recuaram 20% ou 30% na indústria da construção, de acordo com informação do Ministério da Economia. Para os próximos seis meses, a CBIC estima um avanço significativo nos lançamentos imobiliários, pois muitos empreendimentos, que acabaram sendo adiados no começo do ano, devem ser lançados no segundo semestre.

Para atender a toda a demanda represada por conta da pandemia e também aos projetos programados para os próximos anos, construtoras buscam cada vez mais tecnologias que otimizem processos e ofereçam eficiência financeira. “Essas são grandes dores das construtoras, que precisam visualizar de forma organizada, integrada, fácil e rápida o que acontece na obra para evitar desperdícios e gerenciar tudo de maneira ordenada para tomar decisões assertivas, sem comprometer a qualidade e contribuindo para a sustentabilidade do negócio”, explica Eduardo Aguiar, diretor comercial da Expert System.

A Expert System, que está há mais de 33 anos no mercado e atua nacionalmente, apresenta soluções que buscam justamente atender com eficácia e personalização a estas necessidades da construção civil. O sistema Versato é uma delas, que consiste em uma ferramenta que reúne dados que irão auxiliar em diversas etapas desde a parte burocrática até o passo a passo da obra em si (do projeto inicial até a entrega). É possível ter acesso fácil a todos os cadastros compartilhados com a empresa, fazendo com que a procura por informações de uma obra, empreendimento, fornecedor, cliente, seja feita com mais agilidade. “Hoje mais de 400 empresas de todo o país utilizam este sistema que administra aproximadamente 2 mil obras, desde edifícios residenciais e comerciais, até loteamentos, escolas, creches, shopping centers, saneamento básico, reformas, entre outros”, comenta Eduardo Aguiar. Os relatórios gerados pela Versato trazem dados completos e informações cruzadas que ajudam construtoras e incorporadoras a analisar todas as questões da obra, identificando situações e oportunidades, ajudando a reestruturar o planejamento quando necessário e facilitando a tomada de decisões.

A construtora e incorporadora Plano & Plano utiliza uma solução chamada Cash Flow, um módulo do software Versato desenvolvido pela Expert System há mais de 20 anos. “A empresa, hoje, consegue tomar decisões antecipadamente devido ao controle mensal do Cash-flow. Essas decisões são tomadas com base na economia ou estouro da obra que refletem no andamento físico”, afirma Wilson Muniz Junior, coordenador de controladoria de obra da Plano & Plano.

Neste momento, a Expert System está modernizando o Cash Flow que irá trabalhar de forma integrada ao SAP da Plano & Plano, diminuindo o retrabalho de lançamentos e permitindo uma visão rápida do que foi gasto na obra e o que está comprometido. “Com a nova versão integrada com o SAP iremos ganhar muito em produtividade, pelo menos 50%, pois hoje alimentamos manualmente o Versato. Nós confiamos na Expert System pelo histórico e parceria ao longo desses 20 anos e que essa nova versão irá melhorar na assertividade e no tempo que teremos essa informação muito mais rápida” completa Wilson.

A Zatz, outra importante construtora do mercado, utiliza a ferramenta, o ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema Integrado de Gestão Empresarial) completo e o Construcloud no módulo de Stand de Vendas do Versato. “Por ser na nuvem, o Versato trouxe muitas facilidades durante essa pandemia. Utilizamos para quase tudo, seja controle de obras, financeiro e contábil, agilizando muito algumas decisões e consultas. Eu diria que o Versato é um sistema de excelência que nos integra, facilitando informações e tomada de decisões”, avalia Clodoaldo O. Mello Junior, diretor da Zatz.

Expert System

A Expert System é uma das principais empresas de tecnologia da informação do país com o foco no segmento de construção civil. Fundada em 1987, a empresa começou no mercado com a criação de software administrativo para uma construtora e desde então se especializou em desenvolver as melhores soluções de softwares de gestão e serviços para empresas de construção civil, incorporação e atividades relacionadas.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Elaíse Cidral – litoral5@grupoodp.com.br – + 55 (47) 9 9994-1265


Expert System

Nenhum comentário

Comente!

Top