fbpx

Tititi da vida real

Personagens vividos na novela global podem ser encontrados em várias empresas do Vale do Itajaí

 

BLUMENAU (SC) – A arte de costurar é antiga. A novela Tititi da Rede Globo evidencia bastante essa profissão. Mais do que a costura, a trama traz à tona também o mundo da moda. Para alguns, cheio de glamour, mas para outros, um mercado que implica muito trabalho e dedicação. Em Santa Catarina, existe uma das maiores concentrações industriais do setor na América Latina. A indústria da moda é responsável por empregar cerca de 155 mil pessoas. No Vale do Itajaí, pólo têxtil nacional, é possível encontrar vários personagens similares aos papéis vividos na novela.

 

Jacques Leclair (Alexandre Borges) = Daniela Melo, estilista da Iriá

Não foi ela quem escolheu trabalhar com moda. A moda que a escolheu. Atualmente é responsável por todo o desenvolvimento das coleções da marca. O processo começa com muita pesquisa, como um estudo de comportamento do consumidor e das macro-tendências. Depois disso: criação. Fazer os croquis, acompanhar o desenvolvimento na modelagem e costura das peças piloto, fazer provas e ajustes, escolher tecidos, aviamentos, lavações, detalhes, bordados, estampas. Para ela, a moda é trabalho e lazer.

 

Marta Moura (Dira Paes) = Fabiane dos Santos, costureira da Fujiro Ecotêxtil

Para ela, é possível levar uma vida tranqüila trabalhando nessa área. Chegou a fazer um curso de costura em 2004, mas acredita que o que mais pesa na hora de conseguir um emprego é a experiência adquirida. Para ela moda não é glamour, é o que garante o sustento próprio e da família. O mundo da moda para ela é o pão de cada dia.

 

Gino (Marco Ricca) = Ivaldete Mohr, Trabalha na Engenharia de Produto da Cativa Têxtil

Com apenas 22 anos, já passou por vários setores da confecção. Começou como operadora de bainha e esteira na pré-costura. Em seguida foi para o setor de acabamento, onde exerceu várias funções. No desenvolvimento de produto trabalhou como inspetora de amostra e hoje está na engenharia de produto. Cursa o último semestre de Técnico em Vestuário, pelo Senai, e já pensa no vestibular para engenharia de produção, que pretende cursar em 2011. Para ela, a busca por aperfeiçoamento nesse segmento é necessária para conquistar melhores cargos e salários. O mundo da moda pra ela é a oportunidade de ter uma carreira estável.

 

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

foto tititi.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.