fbpx

RH se une ao Coaching para desenvolver e não apenas reconhecer líderes

Flávia Kurth atua há 25 anos com Recursos Humanos. Acompanha atenta a evolução do setor, que começou dentro do departamento pessoal.

Foto_010-2016 (Flavia) - menor

Flávia Kurth atua há 25 anos com Recursos Humanos. Acompanha atenta a evolução do setor, que começou dentro do departamento pessoal. “De lá para cá percebo três grandes saltos de evolução na área. O primeiro foi tirar o foco exclusivo dos processos burocráticos de administração de pessoas, para se dedicar também a processos ligados efetivamente à gestão de pessoas. Depois, como segundo salto, vem a instrumentalização do RH e o uso de metodologias e da tecnologia para a gestão de pessoas. E, em seguida e mais recentemente, o posicionamento da área muda. O RH passa a fazer parte da estratégia da empresa. Não é mais apenas um parceiro de processo, tornando-se um parceiro do negócio”, observa.
Segundo Flávia, a partir daí é que unir forças e fechar parceria com o trabalho de Coaching é muito importante. “O Coaching é fundamental para que um quarto salto possa acontecer: o desenvolvimento efetivo das lideranças como condutoras do processo de gestão de pessoas. A melhor maneira, mais eficaz e inteligente de se trabalhar o desenvolvimento é através do Coaching. Acredito em um desenvolvimento artesanal, individualizado, com base em toda a estratégia do negócio e em tudo que é mapeado em termos de competências necessárias”, destaca.
Ela comprova essa teoria com o sucesso da parceria entre a própria empresa, a Véli RH, com a Effecta Coaching. “Hoje o RH se posiciona como business partner. Porém, muitas vezes, fica ao lado de um líder enfraquecido, até em termos comportamentais. Em muitas oportunidades ele é bom tecnicamente, mas não é o representante e guardião das competências e da identidade corporativa necessárias para o desenvolvimento de uma equipe. O Coaching desenvolve exatamente isso”, destaca. Janaina Manfredini, Master Coach da Effecta Coaching, concorda que uma área contribui com a outra. “O Coaching tem como proposta a mudança de comportamento de líderes e liderados. Muito mais que mudança comportamental, promovemos também alta performance, consequência da mudança comportamental somada à mudança de mentalidade, ao alinhamento estratégico da organização como um todo e por aí vai. De fato, o Coaching pode transformar toda uma organização. O que é importante entender é que essa mudança começa por quem lidera”, frisa Janaina.
Foto_002-2016 (Nova Horizontal 2) - menor
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1484
Effecta Coaching
Blumenau – SC

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.