fbpx

Preciso de uma assessoria de imprensa para gestão de crise?

Preciso de uma assessoria de imprensa para gestão de crise?

Preciso de uma assessoria de imprensa para gestão de crise?

Costumo dizer que a assessoria de imprensa para gestão de crise é como manter seguro de casa ou carro, você tem por precaução. Se acontecer algo, estará amparado e não sem rumo. Nós vivemos em uma era de conectividade, onde a velocidade da informação pode se tornar uma faca de dois gumes para empresas e marcas em momentos de crise. Saber como agir, se portar e o que falar diante de situações delicadas faz toda diferença. O papel da assessoria de imprensa se torna ainda mais crucial para preservar a reputação, conquistar a confiança do público e fazer com que você saia fortalecido dessa ocasião.

Quando falamos sobre uma crise bem administrada um dos pontos-chaves é um planejamento estratégico sólido. Ele precisa ser fundamentado em um minucioso levantamento de riscos e ameaças potenciais. E isso é o que a assessoria de imprensa faz. Em um trabalho em conjunto com a empresa, é possível desenvolver processos eficazes para a implementação e manutenção de ações que serão acionadas em situações adversas. Nesse cenário, temos uma preparação preventiva, proporcionando um plano de ação estratégico para que a empresa possa enfrentar a crise com confiança e resiliência.  

Alguns exemplos que podemos citar são: o protocolo de comunicação de crise que trará informações que devem ser divulgadas, em quais canais de comunicação e quem serão os responsáveis por transmitir as mensagens para a imprensa e o público; também é preciso uma equipe de gerenciamento de crises, com um time especializado e treinado para este momento. Geralmente composto por representantes de diferentes áreas da empresa, como recursos humanos, jurídico e alta direção. Eles trabalharão em parceria com a assessoria de imprensa.

Os porta-vozes da empresa desempenham um papel fundamental em tempos de crise. Um discurso claro, direto e transparente pode ser a diferença entre manter a confiança do público ou agravar a situação. Nesse momento, a assessoria de imprensa auxilia e assegura que os porta-vozes estejam adequadamente preparados para lidar com a mídia, fornecendo treinamentos que os capacitam a operar com eficiência e confiança durante uma crise.

Transparência e respeito com o público são dois pilares essenciais

Em tempos de comunicação on-line, tentar esconder a gravidade de uma crise é inadmissível e pode gerar consequências desastrosas para o seu negócio. A transparência e o respeito com o consumidor são dois pilares centrais na estratégia de assessoria de imprensa durante momentos delicados. Quanto mais transparente a empresa for com a mídia, melhor será a relação com o assunto em questão. A assessoria de imprensa atua como uma fonte confiável de informações claras e honestas, transmitindo confiança e empatia para o público.

Outro ponto extremamente importante e que traz à tona novamente o papel da assessoria de imprensa em gestões de crise são as ações nas redes sociais. Elas são uma das principais frentes de comunicação durante esses momentos. Realizar o monitorando e responder de forma ágil, clara e objetiva aos comentários e menções relacionados à empresa fará a diferença. O engajamento empático, esclarecedor e responsivo pode ser um fator decisivo para minimizar danos e restabelecer a confiança do público.

Você já parou para pensar no que faria caso sua empresa ou marca se envolvesse em um escândalo? Conta para mim aqui nos comentários qual seria a sua primeira atitude.

Preciso de uma assessoria de imprensa para gestão de crise?

Foto: Mohamed Hassan/Pixabay

Ricardo Ruas é cidadão do mundo, onde aprendeu muito pela observação de novos cenários e culturas. Tem dois MBAs (Marketing e Gestão da Comunicação Corporativa). Já atuou como repórter de televisão e de jornal, e mais adiante teve a chance de trabalhar fora do país, em viagens ao Canadá, Estados Unidos e Austrália. Também recebeu o prêmio Jovem Empreendedor de 2009. Carrega consigo a máxima de que a evolução está no nível da consciência.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.