Preciso de uma assessoria de imprensa para gestão de crise?
Costumo dizer que a assessoria de imprensa para gestão de crise é como manter seguro de casa ou carro, você tem por precaução. Se acontecer algo, estará amparado e não sem rumo. Nós vivemos em uma era de conectividade, onde a velocidade da informação pode se tornar uma faca de dois gumes para empresas e marcas em momentos de crise. Saber como agir, se portar e o que falar diante de situações delicadas faz toda diferença. O papel da assessoria de imprensa se torna ainda mais crucial para preservar a reputação, conquistar a confiança do público e fazer com que você saia fortalecido dessa ocasião.
Quando falamos sobre uma crise bem administrada um dos pontos-chaves é um planejamento estratégico sólido. Ele precisa ser fundamentado em um minucioso levantamento de riscos e ameaças potenciais. E isso é o que a assessoria de imprensa faz. Em um trabalho em conjunto com a empresa, é possível desenvolver processos eficazes para a implementação e manutenção de ações que serão acionadas em situações adversas. Nesse cenário, temos uma preparação preventiva, proporcionando um plano de ação estratégico para que a empresa possa enfrentar a crise com confiança e resiliência.
Alguns exemplos que podemos citar são: o protocolo de comunicação de crise que trará informações que devem ser divulgadas, em quais canais de comunicação e quem serão os responsáveis por transmitir as mensagens para a imprensa e o público; também é preciso uma equipe de gerenciamento de crises, com um time especializado e treinado para este momento. Geralmente composto por representantes de diferentes áreas da empresa, como recursos humanos, jurídico e alta direção. Eles trabalharão em parceria com a assessoria de imprensa.
Os porta-vozes da empresa desempenham um papel fundamental em tempos de crise. Um discurso claro, direto e transparente pode ser a diferença entre manter a confiança do público ou agravar a situação. Nesse momento, a assessoria de imprensa auxilia e assegura que os porta-vozes estejam adequadamente preparados para lidar com a mídia, fornecendo treinamentos que os capacitam a operar com eficiência e confiança durante uma crise.
Transparência e respeito com o público são dois pilares essenciais
Em tempos de comunicação on-line, tentar esconder a gravidade de uma crise é inadmissível e pode gerar consequências desastrosas para o seu negócio. A transparência e o respeito com o consumidor são dois pilares centrais na estratégia de assessoria de imprensa durante momentos delicados. Quanto mais transparente a empresa for com a mídia, melhor será a relação com o assunto em questão. A assessoria de imprensa atua como uma fonte confiável de informações claras e honestas, transmitindo confiança e empatia para o público.
Outro ponto extremamente importante e que traz à tona novamente o papel da assessoria de imprensa em gestões de crise são as ações nas redes sociais. Elas são uma das principais frentes de comunicação durante esses momentos. Realizar o monitorando e responder de forma ágil, clara e objetiva aos comentários e menções relacionados à empresa fará a diferença. O engajamento empático, esclarecedor e responsivo pode ser um fator decisivo para minimizar danos e restabelecer a confiança do público.
Você já parou para pensar no que faria caso sua empresa ou marca se envolvesse em um escândalo? Conta para mim aqui nos comentários qual seria a sua primeira atitude.

Foto: Mohamed Hassan/Pixabay
Ricardo Ruas é cidadão do mundo, onde aprendeu muito pela observação de novos cenários e culturas. Tem dois MBAs (Marketing e Gestão da Comunicação Corporativa). Já atuou como repórter de televisão e de jornal, e mais adiante teve a chance de trabalhar fora do país, em viagens ao Canadá, Estados Unidos e Austrália. Também recebeu o prêmio Jovem Empreendedor de 2009. Carrega consigo a máxima de que a evolução está no nível da consciência.