fbpx

Atividade lúdica estimula crianças a “viajar” por nove países

Pelo menos duas vezes por semana, 13 crianças com idades entre seis e sete anos embarcam em uma viagem diferente pelo mundo do conhecimento de novas línguas e culturas.

Ação é uma maneira de facilitar o aprendizado do Ensino Bilíngue, uma tendência mundial, que insere mais de uma língua nas rotinas de sala de aula

Pelo menos duas vezes por semana, 13 crianças com idades entre seis e sete anos embarcam em uma viagem diferente pelo mundo do conhecimento de novas línguas e culturas. Na sala de aula, os pequenos estudantes pegam carona no Barão Airlines, que pretende visitar de maneira lúdica nove países que possuem o inglês como idioma oficial. A ação é uma maneira de estimular e facilitar o aprendizado do Ensino Bilíngue, uma tendência mundial, que insere mais de uma língua nas rotinas diárias dos aprendizes. “Todos os comandos são dados na língua inglesa. A compreensão das falas da professora já foram internalizadas e aos poucos as crianças também já estão introduzindo palavras e expressões durante a atividade”, conta a professora do Barão Bilíngue, Samantha Bernardo.
A divertida aula começa na sala da turma do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau (SC). A educadora apresenta uma bandeira e o nome do país, e assim inicia a viagem. As crianças carimbam um passaporte, para tornar a atividade ainda mais real. Com os “documentos” em mãos, eles embarcam nesta experiência até uma sala especial, com mapas, livros e outros recursos. No local, cada um pode apontar em qual continente e local do mapa acha que o país está. “Trabalhamos tanto com o mapa mundi quanto com o globo terrestre e isso ajuda a entenderem as dimensões dos países. Pequenas noções de cartografia já são entendidas, pois as crianças sabem que apesar das distâncias parecerem pequenas no mapa, são grandes quando viajamos”, acrescenta.
Quando a turma encontra o ponto exato do país no mapa, as crianças marcam a área com a bandeira e estacionam o avião, que simboliza o desembarque oficial. A professora conta que, após este “passeio lúdico”, eles dedicam mais três semanas a pesquisas de hábitos, aspectos geográficos, culinária e a cultura daquela região, como se realmente os pequenos estudantes estivessem lá, vivenciando o dia a dia daquela comunidade. “Tentamos trazer algo curioso, diferente e que possa ensinar e divertir ao mesmo tempo. Na Inglaterra, tomamos chá das cinco, no Canadá assistimos a um jogo de hockey, na Austrália surfamos em pranchas de verdade e agora na Índia já fizemos meditação”, explica.
As ações do Barão Airlines são realizadas semanalmente. A professora afirma que a atividade estimula as crianças a ampliar a interação social, a respeitar culturas diferenciadas e saber se expressar para dar opiniões sobre os novos conhecimentos. “Em conversa com os pais, soube que elas levam muito desse aprendizado. O mais gratificante é ouvir que quando eles crescerem, querem ir visitar determinado país que estudamos. Me sinto plantando uma sementinha para grandes desbravadores do mundo”, finaliza a professora.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Escola Barão do Rio Branco
Rua Nereu Ramos, 220 – Centro – Blumenau (SC)
Unidade Velha – Rua Gustavo Budag, 283 – Velha – Blumenau  (SC)
Unidade Victor Konder – Rua Timbó, 200 – Victor Konder – Blumenau (SC)
Mundo Encantado Barão – Rua Nereu Ramos, 847, bairro Jardim Blumenau – Blumenau (SC).

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.