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Coach dá dicas de planejamento para aproveitar melhor o tempo

BLUMENAU (SC) - Conciliar a vida profissional e pessoal é um desafio diário para muitas pessoas.

Empresária de Blumenau mostra que é possível conciliar família e carreira de sucesso

Foto_012-2014 (Simone Oliveira) reduzida

BLUMENAU (SC) – Conciliar a vida profissional e pessoal é um desafio diário para muitas pessoas. Conseguir equilibrar o tempo para atender a todas as atividades que incluem desde pequenos afazeres domésticos a grandes responsabilidades e decisões empresariais, sabendo dosar os esforços, organizando as atividades sem comprometer a produtividade pode ser mais complexo do que se imagina. As mulheres ainda sofrem com uma sobrecarga, pois em muitos casos, devem dar uma atenção especial às tarefas da casa e à família.
De acordo com o executive coach Fabiano Goldacker, da Effecta Coaching, um dos indícios de que o tempo não está sendo bem gerenciado no trabalho é a sensação de trabalhar muito e produzir pouco ou ainda a necessidade de trabalhar até mais tarde ou nos finais de semana. Ele recomenda que a pessoas anotem o tempo que dedicam a cada uma de suas atividades. “Isso serve para medir o quanto do seu tempo é utilizado para atividades que geram renda, que agregam valor à empresa, produto, serviço e ao cliente. Muitas pessoas que fazem isso se surpreendem ao ver que, das horas diárias disponíveis para o trabalho, acabam dedicando a maior parte delas em atividades que roubam o tempo que deveriam dedicar às atividades que geram renda e agregam valor”, explica.
Para o coach, a rotina está associada à zona de conforto, com coisas monótonas, pouco desafiadoras e até sem muito sentido. A pessoa precisa saber o quanto esta rotina é interessante para ela e o quanto ela está disposta a expandir a sua zona de conforto, pois para promover a mudança e encarar novos desafios, ela precisará de tempo para tal. “Quando a pessoa é produtiva, ou seja, consegue fazer mais coisas e melhor com os recursos disponíveis, gerenciando bem o seu tempo, acaba sempre encontrando uma forma de expandir sua zona de conforto, assumir novos desafios e fazer com que tenha crescimento profissional”, esclarece Fabiano.
A empresária Simone Oliveira sabe como é difícil dividir tantas funções e ainda atender às expectativas que cada atividade exige. Há 17 anos como diretora da Nilcatex, empresa do setor têxtil com unidades em Blumenau, Campo Grande e no Paraguai, ela acumula grandes responsabilidades, gerenciando 500 funcionários diretos e 1,5 mil indiretos, além de se envolver em importantes decisões e negociações, que já ocupam grande parte do seu dia. Mesmo assim, não abre mão de acompanhar o filho de doze anos nas atividades diárias, como levar e buscar da escola. “Acredito que é fundamental estar presente na vida dele e tentar ao máximo encontrar momentos para estarmos juntos” conta. Aliar paixões é uma opção bastante eficiente na hora de definir metas e planejar ações diferentes no dia a dia. A empresária e o filho, por exemplo, começaram um curso de DJ, que se tornou um momento de diversão entre mãe e filho. Nas folgas, a dupla adora viajar e já embarcou para vários destinos juntos, como Londres recentemente. Cuidar da saúde também é fundamental, mesmo com a agenda cheia de compromissos, sempre há espaço para o pilates, um exercício para o corpo e para a mente.
Foco é muito importante para quem quer se organizar para gerenciar melhor o tempo. “Somos constantemente assediados por fatores externos que surgem para roubar nosso tempo, como televisão e celulares, e não conseguimos nos concentrar no que estamos fazendo. Assim surge o retrabalho que é verdadeiro ladrão do tempo”, completa o coach. Para conseguir gerir melhor o tempo sem prejudicar a produtividade, Goldacker listou algumas dicas para ajudar a planejar melhor a rotina e manter o foco nas atividades.
– Pegue na tarefa uma única vez. Cada vez que você coloca energia nela, faça de tudo para concluí-la;
– Faça o seu melhor na primeira vez, para que não seja necessário retrabalho;
– Não procrastine. Não arrume desculpas para não fazer o que deve ser feito hoje.
– Defina prioridades para as suas atividades (dicas abaixo):
Prioridade 1: É tudo o que gera renda. É isso que garante a sustentabilidade da existência da organização e do profissional;
Prioridade 2: As coisas a serem analisadas e as respostas a serem dadas, seja por telefone ou e-mail. Importante reservar um tempo no seu dia para isto.
Prioridade 3: As coisas relacionadas ao tempo que você levará para ensinar alguém a fazer o que você faz. É o início do processo de delegação, que irá lhe ajudar futuramente a ter mais tempo para fazer outras coisas
Prioridade 4: lidar com problemas, com os imprevistos. Só que se você gerir o seu tempo de forma eficiente, as urgências e imprevistos serão pouco presentes no seu dia-a-dia.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Patrícia Wippel – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265
Nilcatex
www.nilcatex.com.br
Rua Adele Wruck, 120
Bairro Itoupavazinha – Blumenau-SC
Informações para imprensa – Oficina das palavras
Camile Magalhães – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1484
Effecta Coaching
www.effectacoaching.com.br
Blumenau – SC

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