fbpx

Incidentes alertam sobre a importância da prevenção na Indústria Têxtil

Incidentes alertam sobre a importância da prevenção na Indústria Têxtil. Especialista da HIL Proteção de Ativos destaca necessidade de investimento em medidas preventivas e métodos que evitam tragédias e preservam empresas do setor

Incidentes alertam sobre a importância da prevenção na Indústria Têxtil. Especialista da HIL Proteção de Ativos destaca necessidade de investimento em medidas preventivas e métodos que evitam tragédias e preservam empresas do setor

No último mês, casos de empresas que passaram por incêndios e sofreram prejuízos devido à falta de medidas preventivas trouxeram à tona discussões sobre a importância de investir em segurança. Entre os setores que enfrentam esses desafios está a indústria têxtil, considerada um dos pilares da economia brasileira, com quase 25 mil empresas e um faturamento anual superior a R$ 160 bilhões, empregando cerca de 1,5 milhões de trabalhadores, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit).

Especialista na área, Maiyumi Izumi, diretora daHIL Proteção de Ativos, explica que o segmento têxtil gera atenção por ser considerado de grande risco devido à sua principal fonte de matéria-prima em estoque: fibras naturais ou artificiais, retalhos e tecidos. “Além disso, a produção conta também com processos industriais que requerem o uso de gás natural, vapor, pressão, produtos químicos, que aliados a fontes de ignição podem gerar uma combinação altamente perigosa para causar incêndios e até mesmo explosões”, conta. E por conta disso, não são muitas corretoras de seguro que possuem ampla experiência e ofertam um seguro dedicado ao setor, levando em consideração todas as variáveis que podem ser fatores de risco.

Incidentes alertam sobre a importância da prevenção na Indústria Têxtil

Além de adotar medidas de combate a incidentes, como os casos de incêndios citados, Maiyumi explica que a melhor alternativa para as indústrias é focar naprevenção. A especialista explica que os métodos são diversos, mas iniciam por visitas e análises detalhadas de um time de profissionais que realizam a avaliação dos riscos, treinamentos de segurança, passando pela avaliação dos sistemas deproteção adequados, até a emissão de relatório de melhorias e acompanhamento dos ajustes necessários.

“Investir em medidas preventivas, é fundamental para evitar tragédias. A prevenção de incidentes protege patrimônio, salva vidas e mantém a reputação das empresas. Já é comprovado que o investimento realizado na antecipação de risco é infinitamente menor que as consequências que podem acontecer”, destaca. A diretora daHIL Proteção de Ativos conta que é comum as indústrias buscarem medidas para mitigar situações apenas após casos acontecerem, o que gera um transtorno maior e um custo mais elevado para contornar o problema.

Além de garantir a segurança dos colaboradores e do patrimônio, o investimento em prevenção também se mostra como uma alternativa administrativa acessível aos gestores, já que nem todas as corretoras conseguem oferecer orientações e coberturas adequadas para a indústria têxtil. “Por isso, é essencial se antecipar e garantir que está com todas as bases de informações e ajustes feitos. Ideal é que se tenha sempre o foco em evitar que incidentes aconteçam e, assim, evitar que a sua empresa acabe passando por uma tragédia que possa passar por situações financeiras graves ou até acabar indo à falência”, indica.

Sobre a HIL Proteção de Ativos

A HIL Proteção de Ativos tem em seu histórico um legado de combate à imprudência. Com um propósito subversivo, se especializou em segmentos com riscos mais complexos. Possui uma equipe com profissionais experientes e uma metodologia de gestão de risco completa e inovadora. Apresenta soluções personalizadas e eficientes para empresas de médio e grande porte e é dedicada a apoiar grandes organizações na proteção de seus ativos tangíveis e intangíveis. Com uma abordagem proativa, identifica e antecipa riscos, oferecendo estratégias inovadoras para a proteção de ativos e, atuando também noOutsourcing de Gestão Comercial para o Sistema Unimed.

    

    

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Comunicação para Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.