fbpx

Em busca de aperfeiçoamento constante, FG realiza treinamentos aos colaboradores das obras

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) – O compromisso com a segurança dos colaboradores e com o cumprimento das normas técnicas estimula a realização de treinamentos internos constantes na FG Empreendimentos.

 


BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) – O compromisso com a segurança dos colaboradores e com o cumprimento das normas técnicas estimula a realização de treinamentos internos constantes na FG Empreendimentos. O foco é na melhoria dos profissionais recém-chegados e reciclagem daqueles que atuam na empresa há mais tempo e já passaram pelos ensinamentos.
“Além de explicar sobre a importância dos cuidados com a segurança, apontando o uso adequado de máquinas e equipamentos, os treinamentos também têm a função de esclarecer dúvidas sobre as Normas Regulamentadoras, ensinar a maneira correta do uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva e implantar uma cultura prevencionista, evitando acidentes e garantindo um ambiente seguro e saudável para todos,” explica o engenheiro de Segurança e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da construtora, Ricardo Pippi Reis.
Atualmente são 12 treinamentos em andamento na FG, cursos destinados a novos colaboradores, a funcionários em mudança de função ou a profissionais já habilitados, em nível de reciclagem.
Alguns dos cursos:
NR 18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil (inicial e anual)
Neste curso são abordados assuntos como acidentes de trabalho típicos da construção civil e estatísticas do setor, introdução às Normas Regulamentadoras aplicáveis na construção civil, informações sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Também são repassadas informações sobre de prevenção de riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e quedas em altura) e doenças ocupacionais inerentes às funções, riscos em instalações e serviços com eletricidade, riscos na operação de máquinas e equipamentos e informações sobre as condições e meio ambiente do trabalho na construção civil (áreas de vivência, escavações e fundações, trabalho em altura, escadas/rampas/passarelas, guarda-corpos, cargas suspensas, espaço confinado), além de conduta sobre situações de emergência.
NR 35 -Trabalho em Altura teórico e prático (inicial e anual)
Entre os temas do treinamento estão análise de risco e condições impeditivas, riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle, sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva, Equipamentos de Proteção Individual para o trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso, acidentes típicos em trabalhos em altura e condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas e de resgate e primeiros socorros. Com carga horária de 8 horas, o curso é destinado a todos os trabalhadores da empresa. O treinamento é repetido sempre que houver mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho, evento que indique a necessidade de novo treinamento, retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 90 dias ou mudança de empresa.
NR 33 – Espaço Confinado Trabalhadores Autorizados e Vigias e Espaço Confinado Supervisores de Entrada (anual)
O treinamento com carga horária de 16 horas e 40 horas respectivamente trata sobre reconhecimento, avaliação e controle de riscos, funcionamento de equipamentos utilizados, procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho, além de noções de resgate e primeiros socorros. Também são mostrados os critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos, a legislação de segurança e saúde no trabalho.
NR 12 – Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos (anual)
Entre os assuntos do treinamento estão descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles, funcionamento das proteções, princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamentos, segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes, método de trabalho seguro, permissão de trabalho e sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.
NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (inicial e bianual)
Apresenta normas e legislações técnicas nacionais, trata dos riscos, da prevenção e combate a incêndios, além de primeiros socorros. São 40 horas para profissionais recém-contratados e depois em atualizações bianuais.
Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas
Operador de Elevadores de Obra – Guincheiro
Os colaboradores contratados para esta função recebem treinamento logo que entram na empresa e depois passam por reciclagem anual. Nas recomendações técnicas, aprendem sobre localização, base, tipos de guinchos, sistemas de transmissão de movimento, torre, cabinas, cabos de aço, freios e dispositivos de segurança, operação e sinalização. Já na área de relações humanas, aprendem sobre respeito ao próximo, responsabilidade do trabalho, relação com colegas e profissionais que utilizam o equipamento.
Treinamento de Operador de Grua (anual)
Fala sobre a identificação do equipamento e seus acessórios, considerações sobre posicionamento de trabalho, inspeção pré-operacional e manutenção, comandos de operação, técnicas de engate, limites e recursos do equipamento, condições que interferem na capacidade, utilização de cabos e outros acessórios para içamento de cargas, içamento, giro e transporte, normas de segurança para usuários, conceitos de ergonomia no manuseio manual de cargas, dispositivos de segurança, planejamento, preparação e realização do transporte, sinalização e medidas de controle de riscos, aspectos jurídicos na prevenção de acidentes, NR-11. São 16 horas de curso.
Treinamento de Sinaleiro/Amarrador de carga (anual)
Destaca a definição do tema, funcionamento, montagem, instalação, operação, amarração de cargas e afins. Reforça as NR-5, NR-6, NR-17 e NR-18. Carga horário de 8h.
Treinamento para operador de empilhadeira (anual)
São repassadas informações como equilíbrio da empilhadeira, normas de segurança na operação, responsabilidades do operador e inspeção diária, manobras diversas, abastecimento, manutenção preventiva, dentre outros. Carga horária de 20 horas.
Treinamento para operador de caminhão munck (anual)
O curso aborda conceito, acessórios, alavanca de comando do equipamento, avaliação teórica e prática, características construtivas, causas de acidente, centro de gravidade, check-list, classificação, comando do equipamento, comunicação, conceito de acidente, cuidados diários, mensais, semanais e semestrais, diagnósticos das habilidades e atitudes do operador, Equipamento de Proteção Individual, equilíbrio, legislação, manutenção preventiva, prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, procedimentos de segurança, procedimentos de sinalização e responsabilidades. A carga horária é de 16 horas.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Patrícia Wippel – litoral2@@grupoodp.com.br – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265
FG Empreendimentos
Avenida Brasil, 2260, esquina com a Rua 2200.
Balneário Camboriú (SC)
www.fgempreendimentos.com.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.