Estados Unidos solicitam redes sociais para emitir visto americano

Estados Unidos solicitam redes sociais para emitir visto americano

Já é  real: Os Estados Unidos solicitam redes sociais para emitir visto americano. Se você está planejando uma viagem para lá e precisa emitir ou renovar o visto, é bom ficar atento às mudanças que estão valendo desde agosto deste ano. Para a entrada no país, o governo passou a exigir informações sobre as redes sociais utilizadas nos últimos cinco anos.

Veja também:

Vai ser mais simples tirar o passaporte

Passo a passo para tirar o passaporte

4 passos para tirar o visto americano

Cartórios poderão emitir e renovar passaportes

Por meio de uma aba obrigatória durante o preenchimento do formulário eletrônico (DS-160), o solicitante deverá informar as redes sociais que utiliza nos últimos cinco anos, identificando a plataforma e o nome do usuário. Entre a lista estão os sites mais comuns como: Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, entre outros.

Estados Unidos solicitam redes sociais para emitir visto americano cuja regra vale para quem vai a turismo, trabalho ou estudo. Vistos diplomáticos e oficiais estão isentos da nova regra. Antes essas informações eram solicitadas apenas para os candidatos selecionados para verificação extra, como no caso de pessoas que viajaram para áreas controladas por organizações terroristas.

A medida já está em vigor

Essa avaliação extrema é uma decisão do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como uma medida de “melhorar os processos de triagem da segurança nacional para proteger os cidadãos americanos”, segundo ele. A ferramenta tem objetivo de eliminar as práticas de atentados terroristas, imigração ilegal e outros tipos de ameaça à segurança pública do país.

Registrados casos de deportação

Mesmo com o visto autorizado, por conta da avaliação das redes sociais, alguns passageiros já tiveram de voltar porque tiveram a entrada negada. Em agosto deste ano, Ismail Ajjawi, de 17 anos, teve o celular e o computador revistados no aeroporto de Boston. Ele estava chegando para seu primeiro ano em Harvard, porém, por ter origem palestina, caiu na malha fina, foi barrado e deportado. A alegação foi que não concordaram com as atividades dos amigos do estudante nas redes sociais.

Em 2018, a alfândega pesquisou dados de 30 mil dispositivos móveis dos viajantes, isso é quatro vezes mais do que em 2015. Com a nova regra, a intenção do governo é excluir até 15 milhões de entradas em território americano.

Visto americano é um dos mais desejados

O passaporte brasileiro está entre os mais valiosos do mundo. Isso porque o Brasil se mantém neutro em relação à boa parte dos outros países e, com isso, garante que as portas estejam abertas para nós, brasileiros, em 103 países. Esse é um dado oficial do Ministério das Relações Exteriores.

Um dos mais desejados é o visto americano. São nove diferentes modalidades de pedido: turista, bebê, negócios, estudante, trânsito, trabalho, noiva, tripulante e religioso.

A solicitação do visto deve ser feita em um dos quatro consulados americanos no país, localizados em Brasília (embaixada), São Paulo, Recife, Porto Alegre ou Rio de Janeiro. Todo solicitante é obrigado a comparecer primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) que é o serviço de pré-atendimento. Nele, o interessado tirará uma foto e serão recolhidas as impressões digitais, dados que ficarão numa base de dados do Consulado Americano. Somente depois disto feito é que ele deverá comparecer para entrevista na data e horário e agendados.

Atenção:

menores de 14 anos ou maiores de 79 anos, assim como aqueles que vão somente renovar o visto estão isentos da parte da entrevista. Para estas pessoas, basta solicitar o Visto Americano apenas indo ao CASV. São sete no país, em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo (onde existem dois), Recife e Rio de Janeiro (veja a lista completa no final deste post). Nesses casos o Consulado Americano se reserva o direito de chamar o solicitante para uma entrevista se entender necessário, mas não é regra.

Conheça os endereços do Consulado Americano no Brasil

Brasília – Embaixada

SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03, via L2

Brasília, DF – CEP: 70403-900

Recife

Rua Gonçalves Maia, 163

Bairro Boa Vista Recife, PE – CEP: 50.070-060

Rio de Janeiro

Av. Presidente Wilson, 147 Castelo

Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20030-020

Entrada pela Rua Santa Luzia

São Paulo

Rua Henri Dunant, 500,

Chácara Santo Antônio,

São Paulo, SP – CEP: 04709-110

Veja os endereços dos CASV no Brasil

Belo Horizonte

Rua Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia

Belo Horizonte – MG – CEP: 30150-330

Brasília

Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B60 sala 340 – Setor Comercial Sul

Brasília, DF – CEP: 70333-900

Porto Alegre

Av. Carlos Gomes, 1501 – Três Figueiras

Porto Alegre – RS – CEP: 90480-005

Rio de Janeiro

Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A – Humaitá

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22261-001

Recife

Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949 – Pina

Recife – PE – CEP: 51110-130

São Paulo (Vila Mariana)

Av. José Maria Whitaker, 370 – Vila Mariana

São Paulo – SP – CEP: 04057-000

São Paulo (Pinheiros)

Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros

São Paulo – SP – CEP: 05455-000

Nenhum comentário

Comente!

Top