fbpx

Médicos de Joinville utilizam telemedicina para auxiliar pacientes

JOINVILLE (SC) - Marcar consultas e aguardar o atendimento pode ser para muitas pessoas estressante e desestimulante.

 Clínica Livon é modelo de negócio na área médica no país

Foto_003-2015 (Telemedicina - healthblog.ncpa.org)

JOINVILLE (SC) – Marcar consultas e aguardar o atendimento pode ser para muitas pessoas estressante e desestimulante. A imagem que se tem é de longas esperas para consultas muitas vezes rápidas, o que em alguns casos acaba provocando frustração no paciente. Alternativas que otimizem o tempo e que torne mais acessível a relação entre o médico e o paciente parecem estar mais próximas do que se imagina. A Clínica Livon, localizada em Joinville (SC), já utiliza a internet como uma grande aliada. Há um ano, lançou o programa LivWell Diagnóstico Online de Saúde, voltado para a saúde e bem-estar da população. É o primeiro programa de abordagem abrangente e individualizada da região. O modelo, que já existe há alguns anos nos Estados Unidos, foi adaptado às características dos brasileiros e tem como objetivo agilizar etapas de diagnósticos, bem como armazenar o histórico do paciente, que estará disponível na nuvem através de um sistema acessado por um login e senha. Para participar do programa, o paciente deverá preencher um formulário para cadastro, obter o login e senha e responder a dois questionários, um relacionado aos impactos da rotina de trabalho e produtividade; e outro que é uma análise profunda e geral da saúde do paciente, com a intenção de prevenir e avaliar possíveis doenças. As respostas são mantidas em sigilo e serão avaliadas por uma equipe de médicos, que posteriormente poderá solicitar por e-mail alguns exames. Elaborado por um comitê de médicos, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e dentistas experientes, os resultados baseados nas respostas são processados com tecnologia avançada, gerando um relatório com os principais fatores de risco para a prevenção de doenças. Essas etapas são gratuitas e o participante só terá custos a partir da primeira consulta.
No encontro do médico com o paciente, será feita a avaliação dos resultados dos exames, diagnóstico, entrega de um relatório comentado completo e individualizado (gerado através da análise das respostas dos dois questionários), e encaminhamento para profissionais e tratamentos recomendados. Os dados obtidos no relatório e o prontuário ficam disponíveis na nuvem.
A telemedicina é a oferta de serviços relacionados aos cuidados com a saúde utilizando tecnologia de informação e comunicação. É o atendimento médico a distância, com recursos visuais e dados, com finalidade assistencial, educacional e pesquisa em saúde. Essa é uma forte tendência de mercado, uma maneira de complementar os serviços médicos e que já mostra resultados positivos nos Estados Unidos. Dentre as vantagens apontadas estão o atendimento de pacientes que vivem em lugares remotos e que há falta de profissionais de saúde especializados, assim como a transmissão de laudos de exames de imagem. Entretanto, casos graves e de urgência, bem como sintomas que podem diagnosticar diferentes tipos de doenças, devem ser tratados em pronto socorro ou consulta presencial. Enquanto nos Estados Unidos é permitido o contato do paciente direto com o médico a distância, aqui no Brasil, ainda há restrições do Conselho Federal de Medicina. O atendimento deverá ser feito com um médico ao lado do paciente, ou por videoconferência com outros médicos, o que é chamado de segunda opinião.
Divã virtual
Na psicologia já é permitido o atendimento virtual. A psicóloga da Clínica Livon, Karyne Correia Lira adota a consulta por videoconferência ou Skype. A especialista é autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia a realizar consultas através de videoconferência, que permite a realização de até 20 sessões virtuais por ano. Antes de iniciar o atendimento, o paciente explica brevemente a questão que deseja trabalhar e a psicóloga avalia se pode ou não ser realizada a consulta virtualmente. Os resultados de uma sessão tradicional e virtual são semelhantes. Para pacientes que costumam viajar bastante, ou moram em outras cidades, esta é uma modalidade interessante de atendimento psicológico. Para brasileiros que moram fora do Brasil, é uma forma de ser atendido por alguém que compreende não apenas sua língua materna, mas também sua cultura. E para os que moram em Joinville, é uma forma de ser atendido no conforto de seu próprio ambiente, sem precisar enfrentar o stress do trânsito.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Patrícia Wippel – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265
Clínica Livon
www.clinicalivon.com.br
Rua Orestes Guimarães, 814 América – Joinville (SC)

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.