Notícias em destaque em 13 de julho de 2021

Compartilhar em whatsapp
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em linkedin
Compartilhar em email
Notícias em destaque em 13 de julho de 2021

Um dos destinos mais procurados do Brasil, cidades da Costa Verde & Mar recebem selo internacional Safe Travels nas notícias em destaque em 13 de julho de 2021

Um dos destinos mais procurados do Brasil, que chegou a receber mais de 4 milhões de pessoas nas temporadas de Verão, as cidades da Costa Verde & Mar (SC) recebem o Selo Internacional Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). A certificação declara o destino turístico como seguro, pois garante que os municípios seguem os protocolos internacionais indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“É mais um reconhecimento da dedicação dos envolvidos com o setor turístico da região. Ano passado, assim que começou a situação, todos os atrativos, serviços, hospedagens, transportes, agências, entre outros, já buscaram fazer as adequações para os padrões dos órgãos de saúde. Essas medidas se tornaram rotineiras e são adotadas diariamente por aqui”, conta a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski. Os nove municípios da Costa Verde & Marforam contemplados com a certificação com apoio da embaixadora do selo em Santa Catarina, a Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina (Santur).

Localizada no Litoral Centro-Norte catarinense, a região também conta com o Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, e integra o movimento Viaje+SC da Santur, duas iniciativas que certificam a adoção correta das medidas e visam estimular uma retomada segura do setor. “Temos expectativa que a situação será superada logo e, em breve, todos poderão voltar a seguir seus planos de viagem da forma mais segura possível”, acrescenta.

Com foco no bem-estar de todos, desde 2020, a Costa Verde & Marrealiza a campanha “Você está de férias, mas o Coronavírus não!”. A proposta busca conscientizar e relembrar visitantes e moradores locais da importância de se manter as práticas de segurança de forma constante, mesmo em áreas de lazer, ao ar livre ou nos dias de descanso. Para a ação, são divulgados materiais informativos nas redes sociais da região turística e fixadas placas em atrativos locais.

Um dos destinos mais procurados do Brasil, cidades da Costa Verde & Mar recebem selo internacional Safe Travels nas notícias em destaque em 13 de julho de 2021

Cidades da Costa Verde & Mar (SC): Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Todas as informações contidas nessa matéria estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e as Prefeituras Municipais. Para mais informações acesse: www.saude.gov.br; www.coronavirus.sc.gov.br e www.citmar.sc.gov.br.

Notícias em destaque em 13 de julho de 2021: Experiências artesanais ajudam a lidar com ansiedade e depressão

Nascida durante a pandemia, Made by You, marca de kits handmade, acompanha o aumento da procura por tricô e crochê para ajudar a manter a mente saudável

Notícias em destaque em 13 de julho de 2021: Experiências artesanais ajudam a lidar com ansiedade e depressão

O isolamento social, a preocupação constante com os cuidados com a saúde, a mudança brusca de rotinas, vivenciar o luto, a instabilidade financeira e o medo de perder o emprego, além de diversos estímulos negativos a que somos expostos diariamente, refletem diretamente na saúde mental. Esse é um cenário que faz parte do dia a dia de pessoas do mundo inteiro nos últimos meses. Tudo isso, somado à falta de perspectiva, insegurança e angústia quanto ao futuro, tem despertado e intensificado quadros de ansiedade, estresse e depressão. Para amenizar essa situação e trazer alívio e bem-estar, algumas atividades estão sendo aprendidas e resgatadas, especialmente por jovens. E uma delas está em nossas mãos: os trabalhos manuais.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, 53% dos brasileiros afirmaram que o seu bem-estar piorou um pouco no último ano. Já a pesquisa feita pela Universidade de Ohio (EUA), em março de 2021, mostra que o Brasil lidera os índices de ansiedade e depressão durante a pandemia. Por isso, mudar hábitos e descobrir novos prazeres podem trazer efeitos positivos e ser um alento em tempos difíceis. As atividades manuais foram a escolha de muitas pessoas como uma forma de terapia, distração e ocupação, e também de incremento de renda.

O artesanato é uma atividade que contribui muito no processo para manter a calma, a concentração, aliviar o estresse e a ansiedade, além de ajudar a focar em algo produtivo e que traz a satisfação de tecer uma peça que você poderá usar, presentear ou doar para alguém. “Os benefícios das atividades artísticas são amplamente conhecidos na área médica e indicados também como uma ferramenta de terapia ocupacional. Os trabalhos manuais estimulam nosso cérebro nas áreas da imaginação, criatividade, memória, atenção e coordenação, influenciando também no aumento da sensação de bem-estar e resiliência. Alguns estudos indicam, ainda, redução no risco de doenças demenciais em quem realiza estas atividades regularmente como, por exemplo, o Alzheimer”, explica a psiquiatra Gabriela Bardini.

Segundo a médica, durante o isolamento social tendemos a ter dificuldade em estabelecer uma rotina habitual, implicando em maior ociosidade, alimentação de pior qualidade, inversão do padrão do sono, muito tempo conectado na internet e celular ou, até mesmo, nos afazeres domésticos. Todos estes aspectos influenciam diretamente no nosso humor e aumentam a ansiedade. “Se a pessoa consegue se dedicar em algum momento do dia para o artesanato, ela estaria se dedicando a algo que estimularia o seu cérebro a uma atividade prazerosa, aumentando assim a sensação de satisfação pessoal e redução do estresse”, esclarece a psiquiatra.

A Made by You, que comercializa kits handmade de tricô e crochê, nasceu durante a pandemia e acompanhou todo esse crescimento e interesse pelo feito à mão. “Com a pandemia, o boom do artesanato ocorreu também pela combinação de pessoas com mais tempo para se dedicar a aprender uma nova habilidade, juntamente com os efeitos calmantes e terapêuticos comprovados que as artes manuais oferecem. Viver uma hora de uma atividade analógica pode ser parecido com o reiniciar”, comenta Andreia Camilo, do Marketing da Made by You.

A marca, que comercializa seus produtos via e-commerce próprio, oferece kits compostos por itens e todas as instruções (descritas em caderno de receita e em vídeo) para o desenvolvimento de peças de moda, decoração e acessórios, como blusas, vestidos, cachecóis, bolsas, enfeites, entre outros. A empresa segue uma média de um crescimento 40% ao mês desde o lançamento, em junho de 2020. “Nascemos justamente com o propósito de ajudar as pessoas a desacelerar e buscar a felicidade no momento presente. Acreditamos no artesanal como um ritual de autoconhecimento e bem-estar, e queremos que as pessoas compartilhem deste nosso sentimento, que possam usar o trabalho manual para passar os dias de forma mais leve e tranquila”, completa Andreia.

            A Made by You busca dar mais força às experiências artesanais como uma fonte de reconexão interior e bem-estar. Por isso, incentiva diversas formas para promover esse autocuidado e manter a mente saudável. “Queremos estimular uma experiência completa, desde os kits handmade para que a pessoa possa se desafiar e se concentrar em produzir ela mesmo uma peça, livros relacionados a esse universo e que são uma excelente fonte de inspiração e cerâmicas artesanais, com utensílios que servem para guardar novelos e também para tomar um chá durante o tricô ou crochê”, explica Andreia.

No https://www.madebyyoustore.com/ você encontra os kits disponíveis para confecção de acessórios, peças de roupa e decoração, além de conteúdos que fortalecem essa busca por uma vida mais leve, consciente e sustentável.

Made by You

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.