fbpx

Profissionais da Educação Básica de Pomerode aprendem sobre sustentabilidade na II Formação Continuada em Educação Ambiental

A Coruja é a mascote

Profissionais da Educação Básica de Pomerode (SC) aprendem sobre sustentabilidade na II Formação Continuada em Educação Ambiental. A segunda edição do projeto, focada no processo de compostagem e horta, vai formar 40 educadores

A segunda edição da Formação Continuada em Educação Ambiental, voltada para profissionais da Educação Básica de Pomerode (SC), tem como principal objetivo formar multiplicadores em educação ambiental e será realizada através de encontros presenciais que seguem até o final de maio. A capacitação, organizada pela Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode e o Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA), através do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), vai formar 40 educadores de Pomerode.

          Entre os demais objetivos da formação, estão a reflexão sobre os conceitos e práticas em educação ambiental, o fornecimento de subsídios aos profissionais da Educação na perspectiva de responsabilidade socioambiental, o aprofundamento dos conhecimentos em educação ambiental para entender a importância no contexto educativo, o conhecimento do processo de compostagem com foco na valorização dos resíduos orgânicos, além de despertar o interesse no cultivo de horta e aprofundamento do conhecimento do processo de plantio.

Profissionais da Educação Básica de Pomerode aprendem sobre sustentabilidade

Profissionais da Educação Básica de Pomerode aprendem sobre sustentabilidade na II Formação Continuada em Educação Ambiental

          De acordo com Mayra Trierveiler Rego, coordenadora do GIEA, a escolha do tema foi baseada na necessidade de compartilhar informação sobre o tratamento de resíduos orgânicos. “Apenas falava-se da separação de resíduos e destinação para o aterro sanitário, mas eles também podem ser reciclados e transformados em adubo. Queremos mostrar esta possibilidade para que possamos mudar alguns hábitos na nossa comunidade”, explica. 

          Ao levar conhecimento para os educadores, a expectativa é de que os profissionais possam abordar questões ambientais no dia a dia dentro dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A formação, que é realizada anualmente, possui temáticas diferentes em cada edição. Outro motivo que levou à escolha do tema desta edição foi a realidade de todas as escolas de Pomerode, que contam com sistema de composteiras e hortas. A professora Daiane Luchetta Ronchi, bióloga e ministrante da capacitação, reforça: “precisamos capacitar educadores e funcionários para que tenham o conhecimento e saibam manusear as composteiras, descentralizando este trabalho”.
          Daiane ainda destaca a importância da formação para que os profissionais da Educação possam ser instigados a tirar dúvidas sobre o tema, permitindo que sejam ativos nas escolas, encorajando-os a iniciarem projetos relacionados à compostagem com os alunos. “Esperamos que os educadores sejam sensibilizados pela causa e que possam levar o tema até os alunos, gerando engajamento e envolvimento nas escolas com as hortas e sistema de compostagem”, completa.
          Entre os participantes inscritos estão professores, orientadores pedagógicos e diretores de Centros de Educação Infantil em escolas da rede pública e privada de Pomerode. Neide Ferreira, servidora do CEIM Prof.ª Nora Krueger Dallmann, compartilhou o que a experiência com a capacitação representa para ela. “A natureza faz muito por nós, pela nossa fauna e flora e, mesmo dependendo dela para viver, muitas vezes não retribuímos com os cuidados necessários. A natureza nos pede tão pouco e, a partir de agora, pretendo aplicar estes aprendizados e reaproveitar os resíduos, hoje, amanhã e sempre”, ressalta.         

          Edineia Wachholz Borges, professora do CEIM Professora Waltrud Sievert, também falou sobre a participação na formação. “Estou muito animada com esta experiência e, como educadora, vejo a possibilidade de ampliar meus conhecimentos para melhorar a prática educacional no dia a dia. Aprender sobre a redução e separação de resíduos, entendendo que é possível transformar o resíduo orgânico em fertilizante e utilizar esse material nas hortas, está sendo uma vivência incrível. Já estou ansiosa para aplicar o conhecimento com as crianças na escola, para que possamos, juntos, fazer nossa própria composteira”.

          Os grupos estão divididos em duas turmas e terão três encontros, sendo o último uma visita técnica à Epagri de Itajaí, com o objetivo de conhecer o sistema de compostagem, que será realizada nos dias 29 e 31 de maio.

Profissionais da Educação Básica de Pomerode aprendem sobre sustentabilidade na II Formação Continuada em Educação Ambiental

Profissionais da Educação Básica de Pomerode aprendem sobre sustentabilidade


ProMEA Pomerode

O Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) é um instrumento de gestão ambiental que visa estimular um processo de desenvolvimento sustentável em Pomerode. Instituído a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 3088), consolidada em abril de 2020, propõe integrar todas as pessoas e entidades que atuam com educação ambiental, de forma a torná-la contínua e permanente nas agendas dos órgãos públicos e privados. Para isso, foi constituído o Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), formado por representantes das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Pomerode, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (Sefe), Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pomerode (Apae), Associação Comercial e Industrial de Pomerode (Acip), Câmara de Diretores Lojistas de Pomerode (CDL Pomerode), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), Bioparque Zoo Pomerode (Fundação Hermann Weege) e Grupo Escoteiro Pomerano.

ProMEA Pomerode

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Inteligência em Negócios (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.