fbpx

Profissionais do Hospital Marieta promovem curso inovador de laparoscopia

ITAJAÍ (SC) – Você sabia que a laparoscopia é uma cirurgia com cortes pequenos?

Foto_005-2016 (Jonnes David_Marieta)

Evento em parceira com outras instituições vai habilitar médicos para realizar procedimentos menos invasivos

ITAJAÍ (SC) – Você sabia que a laparoscopia é uma cirurgia com cortes pequenos? Popularmente conhecido como “cirurgia dos furinhos”, o procedimento, ao contrário do que muitos imaginam, não utiliza laser. A técnica por via laparoscópica evita aquelas cicatrizes maiores e ainda traz vantagens, já que é realizada com pequenas incisões de meio e um centímetro. Além do efeito estético, é menos dolorida, apresenta menor necessidade de medicação analgésica e também de tempo de hospitalização.
Por isso, nos dias 15 e 16 de abril, o Hospital Marieta promove um curso inovador, o Hands-on em Laparoscopia básica e avançada. Esta é a primeira vez que o evento será realizado na região e é voltado para a formação de médicos cirurgiões na área de cirurgia laparoscópica minimamente invasiva.  “O procedimento permite o acesso a vários órgãos do nosso corpo, incluindo abdome, pelve e tórax. Introduzimos um aparelho com uma micro câmera, capaz de transmitir imagens em alta resolução. Operamos através de instrumentos delicados com amplificação da imagem em 20 vezes”, comenta o chefe do serviço de Urologia do Marieta, doutor Gilberto Laurino Almeida. Também é possível colher materiais para biópsia sem precisar fazer uma intervenção maior. “Atualmente as técnicas minimamente invasivas tem sido a preferência entre os cirurgiões e os pacientes. O objetivo deste curso é capacitar mais especialistas nesta área, oferecendo à população mais acesso a este tipo de cirurgia”, destaca.
O treinamento, que será realizado no Hospital Marieta e na Univali, é voltado para médicos cirurgiões gerais e do aparelho digestivo, ginecologistas, coloproctologistas, urologistas, médicos residentes nas áreas cirúrgicas e acadêmicos de medicina, que terão aulas teóricas e práticas em modelos experimentais, animal e cirurgia in vivo. Esta tecnologia traz inúmeros benefícios ao paciente. “Hoje quem passa por um procedimento como este, tem uma recuperação mais rápida e volta às suas atividades num curto espaço de tempo”, explica o médico.
O curso Hands-on em Laparoscopia é promovido pelo Hospital Marieta em parceira com a Univali, Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU-SC), Sociedade Catarinense de Videocirurgia (Sobracil) e Sociedade Catarinense de Coloproctologia. As inscrições podem ser feitas no endereço  www.univali.br/elis.
Conheça a Comissão Organizadora
Gilberto Laurino Almeida
Urologista, chefe do serviço de Urologia do Hospital Marieta, professor de Cirurgia e Urologia da Univali, Fellowship em Cirurgia Robótica – European Institute of Oncology/Milan.
Gustavo Becker Pereira
Coloproctologista do Hospital Marieta e professor de Cirurgia da Univali.
Joel A Bernhardt
Cirurgião Geral, chefe do serviço de Cirurgia do Hospital Marieta, professor de Cirurgia da Univali e presidente Sobracil.
Bruno Lorenzo Scolaro
Coloproctologista do Hospital Marieta e professor de Cirurgia da Univali.
Wilson Busato Jr
Urologista do Hospital Marieta, professor de Cirurgia e Urologia da Univali e presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Daiane Basso – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
www.hospitalmarieta.org.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.