O misticismo é um dos grandes atrativos da Chapada dos Veadeiros. Embora a natureza diferenciada chame a atenção, muita gente viaja com foco em um estilo de vida mais holístico, para ver de perto toda a atmosfera energética e o potencial vibracional desta região no Centro-Oeste brasileiro.
O que eu menos sabia sobre a Chapada dos Veadeiros, quando fui convidado a visitar o local por um amigo que mora em Brasília, era sobre este lado místico da região. Vários fatores “energéticos” movem os milhares de turistas todos os anos para Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge, algumas das cidades localizadas no Planalto Central do Brasil e integram o que chamam de chapada.
O Parque Nacional da Chapada, aliás, está localizado no estado de Goiás, e tem cerca de 66.000 quilômetros quadrados, uma área equivalente a 9.250 campos de futebol oficiais. De todo o lugar, 60% ficam em Alto Paraíso e os outros 40% se dividem entre Cavalcante, que é um local um pouco mais simples e mais afastado, e São Jorge, que é o mais procurado por campistas e mochileiros, aqueles que são realmente atraídos pela onda roots.
Além de estrutura natural, eventos ao longo dos anos reforçaram a ideia de uma região mística. Junto a isso, a necessidade de uma remodelação da cultura ocidental (já tão egoísta, consumista e destruidora) fez com que pessoas interessadas na mudança de estilo de vida para algo mais alternativo povoassem a região e garantissem a fama da Chapada dos Veadeiros.
Por aqui, as pessoas reconhecem obras sobrenaturais, sentem a energia da vida em todas as suas formas, dispensam parte da tecnologia e confiam na interferência da natureza no seu dia a dia. Aos poucos, alguns elementos científicos abordaram a comprovação de alguns quesitos, até então apenas empíricos.
Conheça quatro razões que deram fama mística à Chapada dos Veadeiros
Paralelo 14
Esta seria uma linha imaginária que corta o planeta, atravessando Alto Paraíso e também a cidade peruana de Machu Picchu, outra região famosa pelo misticismo. Uma placa no Jardim Zen, na rodovia de acesso à Cavalcante indica onde é precisamente o ponto onde passa a linha. Dizem os mais “iluminados” que túneis subterrâneos levam daqui até a cidade peruana, outra região super mística e que foi criada só Deus sabe como com tamanha precisão há milhares de anos! Para entender melhor, o paralelo 14 está localizado ao Sul do plano equatorial terrestre. Contando a partir do Meridiano de GreenWich e tomando a direção leste, este paralelo passa por alguns países, incluindo Peru e Brasil. No ponto de interseção brasileiro, dizem haver um portal que pode levar pessoas a outra dimensão de lugar e tempo e cuja energia pode curar as maiores doenças.
Maior placa de quartzo do mundo
Acredita-se que no subsolo da Chapada dos Veadeiros há uma enorme placa de milhões de toneladas de quartzo fazendo desta uma região do planeta escolhida para receber seres iluminados e local propício à emanação de energia positiva. Seriam milhares de toneladas de cristal que constituem o solo da região. Por conta disso, são comuns os pequenos garimpos ainda existentes. Aliás, o artesanato local tem muito deste material em sua composição. A Chapada dos Veadeiros fica ao Norte de Goiás e seu relevo é basicamente o cerrado.
Visualização de extraterrestres
O lugar místico tem histórias envolvendo naves espaciais e ET’s. Somente em Alto Paraíso de Goiás existem cerca de 40 grupos místicos, filosóficos ou religiosos (daimistas, evangélicos, oshoístas, espíritas, budistas e outros), alguns deles pregam a vida extraterrena como crença. Há muitas histórias de observação de objetos voadores não identificados, incluindo registros oficiais publicados em revistas especializadas. É muito fácil conhecer moradores que já tenham presenciado alguma “aparição”. Aproveite para conhecer detalhes e talvez ter a sorte de ver algo de perto também.
Energia da natureza
O cenário é realmente encantador. Quem sente a vibração das águas cristalinas que correm em rios caudalosos e desembocam em diferentes cachoeiras, encontrará na Chapada dos Veadeiros o lugar perfeito. Seriam mais de 120 quedas d’água na região, muitas delas abertas para serem visitadas. É em meio a esta diversidade da fauna e da flora que ocorrem sessões específicas de horóscopo maia, mapa astral, feng shui, radiestesia, reiki, terapia de vidas passadas, acupuntura auricular, terapia abissal, cristalterapia, cromoterapia, florais, massagem ayurvédica e tantas outras atividades de relaxamento, cura e pontecialização energética.
A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.