fbpx

Tour de Experiência: nova alternativa para o turismo da Costa Verde & Mar

Empresas interessadas em integrar a proposta podem participar de reunião gratuita para apresentação do projeto na sexta-feira (29/6)

Os 10 municípios da Costa Verde & Mar estão consagrados como um dos principais destinos turísticos brasileiros. A cada ano, o número de visitantes aumenta e a qualificação do mesmo, com isso, a oferta de serviços e adequação de atrativos. Uma alternativa para ampliar ainda mais este estímulo ao turismo regional é o Tour de Experiência que propõe aos visitantes a vivência do cotidiano dos moradores, as tradições e a cultura das áreas visitadas. A proposta, desenvolvida pela parceria com do Sebrae SC e a Costa Verde & Mar, está em fase de sensibilização dos interessados. Empresas interessadas em participar estão convidadas para reunião gratuita de apresentação que será realizada na sexta-feira (29/6) das 9h às 12h no Auditório da Amfri, em Itajaí. A consultora de Turismo do Sebrae SC, Tânia Brizolla, apresenta mais informações sobre a iniciativa:


 O turismo de experimentação tem ganhado o mundo, estas ações aos turistas de diferentes partes do planeta. O que esperar de algo deste gênero na Costa Verde & Mar
Tânia Brizolla: A Costa Verde & Mar vem se preparando para ser um Destino Inteligente, implantando ações de ponta em tecnologia e gestão compartilhada, base para ser um destino inovador. Com estas ações, se coloca à frente de demais destinos e desafia os empresários e os gestores públicos para sair da zona de conforto e buscar  sempre a renovação e a oferecer o que tem de melhor na região.
 – Quais são as etapas do processo? 
Tânia Brizolla: Neste momento estamos na apresentação dos conceitos para sensibilização dos empresários e gestores públicos. Será um projeto de seis meses que inicia com a seleção e preparação, reconhecimento da situação, diagnóstico e plano. Seguirá com a capacitação  e aplicação de conceitos, formação da rede de cooperação, organização de plano de mercado, e, por fim, o lançamento.
– Quem poderá integrar o roteiro?
Tânia Brizolla: Empresários da gastronomia, hospedagem, atrações culturais, grupos de teatro, lojas de artesanato e produtos locais, equipamentos culturais, empreendimentos de ecoturismo, aventura, cultura e agentes receptivos que estejam dispostos a implantar em seus negócios o conceito de experiências.
– E a quem será oferecido?
Tânia Brizolla: Será oferecido aos visitantes da Costa Verde & Mar como um diferencial. Também abrirá para um novo mercado consumidor que viaja em busca destas ofertas.
– De que maneira este novo projeto deve incrementar o turismo da Costa Verde & Mar?
Tânia Brizolla: Trará novas experiências, oferecerá diferencial para o produto, ampliará a oferta e fortalecerá a relação do poder público com a iniciativa privada. Lembrando que este é um projeto que deve crescer para que mais empresas possam trazer este diferencial para Costa Verde & Mar.
– O que é levado em conta neste processo de formatação do roteiro junto às secretarias de turismo e entidades privadas?
Tânia Brizolla: Para implantação do projeto é necessário que o destino já tenha maturidade na produção turística, que as secretarias estejam engajadas, que a iniciativa privada seja parceira do poder público e que todos mantenham apoio mútuo.
Como surgiu o conceito de Tour de Experiência?
Tânia Brizolla: Os conceitos da economia de experiência surgiram em 1999 a partir da publicação de dois trabalhos: “Sociedade dos sonhos” de Rolf Jensen e o estudo “The Experience Economy” de James Gilmore e Joseph Pine. Segundo Jensen “o componente emocional assumiria uma posição central na lógica do consumo”.  Já os americanos Pine e Gilmore apontavam “a promoção e venda de experiências únicas”.
 Turismo Inteligente na Costa Verde & Mar
Nos últimos anos, a Entidade Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar expandiu as proposta e passou a integrar o projeto internacional Turismo Inteligente. A proposta é realizada em parceria com o Sebrae SC e visa fazer com que empresas e entidades do turismo se unam para garantir que os visitantes recebam informações sobre atrativos e serviços de maneira rápida e qualificada. Entre as inovações implantadas estão os Beacons, dispositivo instalado em pontos turísticos, que se ‘comunica’ com os smartphones e passa informações detalhadas sobre os locais visitados. A tecnologia é considerada uma das primeiras a ser aplicada no setor turístico brasileiro. “A Costa Verde & Mar procura estar sempre à frente na oferta de serviços e atrativos turísticos. Todo ano realizamos a pesquisa de demanda turística para saber o que o nosso visitante busca e com isso adequamos e ampliamos o leque de possibilidades para melhor atender todos”, afirma a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.
 
SERVIÇO
Apresentação do Projeto Rede de Experiências
Data: Sexta-feira (29/6)
Horário: Das 9h às 12h
Local: Auditório da Amfri – Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí (SC).
Gratuito.
Cidades da Costa Verde & Mar: Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Martha Kienast – [email protected]  – +55 (47) 3346-3797 e 9 9994-1265.
COSTA VERDE & MAR
Entidade Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.