Três passos para garantir uma logística proativa e eficiente

Três passos para garantir uma logística proativa e eficiente

Independentemente da área de atuação, porte da empresa ou segmento, a redução de custos e despesas é sempre um grande desafio. Para o setor logístico, a tarefa parece mais complexa ainda, tendo em vista a quantidade de variáveis envolvidas no processo. “Os desafios do setor logístico consomem importantes recursos financeiros e de pessoal, por isso os gestores devem estar atentos em como aperfeiçoar sua gestão e otimizar tarefas”, explica Sandro Wolframm, da Magnus Consultoria. Para se destacar no mercado, ele aponta três passos para uma logística proativa e eficiente. Confira:

 

  1. Tenha um sistema de gerenciamento eficaz. A utilização de um sistema especializado pode ajudar de forma significativa na redução dos custos e na melhoria do nível de serviços aos clientes, pois contam com recursos exclusivos para coletar, processar e fornecer dados gerenciais que facilitam no planejamento, performance, monitoramento e acompanhamento das atividades. “Não há mais como gerenciar uma infinidade de dados em planilha. Qualquer falha pode comprometer a análise e estratégia da empresa”, explica Wolframm. Hoje, no mercado, existem opções de softwares para empresas transportadoras que contam com frota própria, ou para empresas embarcadoras, que precisam gerir a contratação do frete.

 

  1. Revise e controle os processos. Uma atuação focada ajuda a lidar com todas as rotinas operacionais da empresa. Além da utilização de um sistema, que contribui para a agilidade no fluxo de informações, é preciso planejar e revisar todos os processos, definindo quais critérios avaliar dos parceiros de transporte e criando regras para negociação de novos prestadores desse serviço. Essas estratégias não devem tornar o processo logístico intransigente, muito pelo contrário, devem ser revistas periodicamente para realizar possíveis adequações e já prever os momentos que permitirão flexibilidade.

 

  1. Faça a análise de indicadores. A infinidade de informações envolvidas na atividade logística, precisa ser corretamente organizada, medida e gerenciada. Administrar inúmeros processos não é tarefa fácil, por isso, seja proativo, busque novas tecnologias e consulte referências. Procure também soluções para automatizar os processos operacionais, que na hora da tomada de decisão, ajudarão no ganho de produtividade e redução de custos.

 

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Sabini Roncaglio – jornalismo2@grupoodp.com.br – (47) 99994-1534 / 3322-0545

Magnus Consultoria
Rua Ângelo Dias, 207, salas 21 e 22, Centro, Blumenau

 

Nenhum comentário

Comente!

Top