fbpx

Venda de produtos para economizar água cresce 30% com crise hídrica

SÃO PAULO (SP) - Desde o começo de 2014, quando a crise hídrica começou a se agravar no Brasil, especialmente na região sudeste, iniciou uma forte campanha para que as pessoas adotassem alternativas para ajudar na redução do consumo de água.

Foto_008-2015 (Kit Dual Flush Completo)
SÃO PAULO (SP) – Desde o começo de 2014, quando a crise hídrica começou a se agravar no Brasil, especialmente na região sudeste, iniciou uma forte campanha para que as pessoas adotassem alternativas para ajudar na redução do consumo de água. A situação continua preocupante, com um dos principais reservatórios da região metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira, ainda operando com o volume morto. Com a chegada do Verão aumenta o alerta para a economia de água. Com a previsão de temperaturas mais altas que o normal, devido ao fenômeno El Niño, o consumo hídrico deve ser ainda maior.
De acordo com Paulo Censi, especialista que possui 20 anos de experiência como encanador e é o presidente de uma empresa no setor que já está há 17 anos no mercado, os banheiros são locais que exigem cuidado dobrado. Eles registram grande parte do consumo total diário de água das pessoas, o que acaba provocando grande impacto na conta no fim do mês e também ao meio ambiente. “Lavar as mãos, tomar banho demorado, escovar os dentes com a torneira aberta e dar a descarga estão entre as principais ações que desperdiçam água”, explica Censi.
Além de adotar alguns hábitos, incluir produtos que economizam água em casa é uma solução que diminui o desperdício em até 50%. São equipamentos cada vez mais procurados. “Na Censi Sistemas Hidrossanitários oferecemos uma linha de 30 produtos economizadores de água que podem ser instalados em torneiras, chuveiros e descargas. De março de 2014 a outubro deste ano, registramos um aumento de 30% nas vendas desses produtos”, revela Censi. Um dos produtos mais vendidos pela empresa é a descarga com duplo acionamento (para líquidos ou sólidos). Ela pode ser instalada em novas construções e oferece a opção de substituição, no caso de sistemas antigos, de modo fácil e rápido. Pode ser feita em até dez minutos e sem sujeira. É só desmontar a caixa acoplada para retirar o kit que está dentro e instalar o novo, colocando a caixa novamente no lugar. A expectativa é que o crescimento nas vendas dos produtos economizadores de água continue nos próximos meses, devido à onda de calor e aos riscos de falta de água em algumas regiões. Paulo Censi recomenda algumas dicas de pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença, que podem ser aliadas à instalação de produtos específicos.
 Foto_014-2015 (Kit de Restritores com Adaptador de Latao)
No banheiro:
– Feche a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa as mãos. Para se ter noção, escovar os dentes com a torneira meio aberta por cinco minutos, gasta 12 litros de água. Mas é possível economizar mais de 90% deste total se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes, enxaguando a boca com um copo de água.
– Não tome banhos demorados.
– Na hora da compra, dê preferência às caixas de descarga acopladas no lugar das válvulas. A válvula de parede com 6 segundos de tempo de acionamento costuma gastar de 10 a 14 litros. Se estiver defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.
– Adquira modelos de baixo consumo de água. Uma opção são os mecanismos de descarga com duplo acionamento, que economizam até 3 litros a cada descarga.
– Instale redutores de vazão nos chuveiros. Isso pode gerar uma economia de 5,4 mil litros de água por mês.
– Em banheiros públicos use a água de torneira também com moderação.
 
Na lavanderia:
– Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez.
– Reaproveite a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal.
– Instale redutores de vazão nas torneiras para reduzir a vazão. Isso pode gerar economia de 675 litros por mês.
 
Na cozinha:
– Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Se mantiver a torneira meio aberta, em 15 minutos, serão utilizados 117 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros.
– Se usar máquina de lavar louça, só ligue quando estiver cheia.
– Utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem mais facilmente.
– Há redutores específicos para torneiras de cozinha que garantem economia de 1,3 mil litros de água por mês.
 
Quanto desperdiça por mês:
Escovar os dentes com torneira aberta = 80 litros
Lavar a louça com torneira aberta = 100 litros
Lavar o carro com mangueira em meia hora = 560 litros
Lavar a calçada com mangueira = 280 litros
Banhos longos = 95 a 180 litros
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Patrícia Wippel – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Censi Sistemas Hidrossanitários
Rua Bahia, 4253, Salto Weissbach, Blumenau (SC)
www.censi.com.br

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.