fbpx

3ª edição do Desafio dos Rochas tem como tema a “Trilha da Cachaça”

POMERODE (SC) - Nos dias 11 e 12 de abril, a cidade mais alemã do Brasil recebe a 3ª edição do Desafio dos Rochas, a ultramaratona de mountain bike.

Neste ano, atletas terão rastreamento em tempo real

Foto_006-2015 (Desafio)

POMERODE (SC) – Nos dias 11 e 12 de abril, a cidade mais alemã do Brasil recebe a 3ª edição do Desafio dos Rochas, a ultramaratona de mountain bike. Neste ano, o evento, que tem o maior público e percurso desse estilo em Santa Catarina, traz como novidade o rastreamento em tempo real. A experiência, primeira no Brasil, será feita em 10 atletas. Um deles será Ricardo Pscheidt, de São Bento do Sul, campeão brasileiro de mountain bike e bicampeão geral do Desafio dos Rochas, circuito Pró. Os outros nove serão sorteados entre as duas modalidades (Pró e Sport).
Natural de Salete, Márcio May é mais um nome de destaque a participar do evento, possui muita experiência no esporte, é campeão brasileiro de ciclismo, representante da Seleção Brasileira em três Olimpíadas e participação em duas ultramaratonas de Mountain Bike Brasil Ride. Outros participantes já estão inscritos e vem, além de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Sergipe e Minas Gerais.
Em 2015, o Desafio dos Rochas vem com o tema “Trilha da Cachaça”, uma antiga estrada de Pomerode que está sendo reaberta para a prova. Antigamente, a via ligava dois bairros e era por ela que as pessoas transportavam a cachaça do produtor para o mercado ou consumo próprio. Em todas as edições, a prova muda o percurso e surpresas são preparadas, apenas os organizadores têm conhecimento. “Sempre pensamos em novidades para os participantes, o que cria uma expectativa entre todos. Apenas a modalidade do Cicloturismo tem uma rota conhecida”, comenta um dos organizadores do evento, José Carlos Rocha.
São esperados cerca de 600 inscritos para esta edição. A primeira foi realizada em 2013, com 315 atletas, e a segunda, no ano passado, contou com 597. As inscrições podem ser feitas através do site www.desafiodosrochas.com.br ou www.ticketagora.com.br e vão até o dia 31 de Março, com o valor de R$ 200 por atleta. Já o Cicloturismo custa R$ 50. O regulamento completo está neste link.
Modalidades
– Pró: 100 quilômetros, com três mil metros de altimetria acumulado. Indicada para profissionais e amadores que pedalam no mínimo há um ano. O tempo limite para completar a prova são 10 horas. Nesta modalidade, existe a possibilidade de fazer a prova em dupla, onde ambos devem completar a prova juntos e servem como apoio.
– Sport: 54 quilômetros, com 1,7 mil metros de altimetria acumulado. Indicada para amadores, pois é uma prova com média/baixa dificuldade técnica. O tempo limite para completar a prova são seis horas.
– Cicloturismo: 38 quilômetros. É um passeio pela Rota Enxaimel com guias locais. Ideal para crianças e adultos. A rota possui paradas para fotos. Dura em média três horas e todos os ciclistas andam juntos. Esse passeio conta também com um carro de apoio.
Premiação (Pró e Sport)
A premiação geral para masculino e feminino (1º colocado) será um rastreador Spot Adventure 3GEN via satélite, mas todos os cinco primeiros colocados de cada categoria vão receber medalhas, troféus e brindes de patrocinadores. Todos os participantes do Desafio dos Rochas recebem uma medalha de participação.
Novidades
Neste ano, o evento vai contar com algumas novidades, como o Mercado do Atleta e uma Exposição de bicicletas antigas, no Parque de Eventos de Pomerode. O local terá estandes de empresas parceiras e venda de produtos, como roupas, acessórios de bike, óculos, jantar de massas no sábado e almoço típico alemão no domingo, ambos abertos ao público, chopes e cervejas artesanais e pacotes de turismo envolvendo o esporte. Já a exposição conta com cerca de 30 bicicletas antigas. O horário de funcionamento no sábado será das 14h às 22h e no domingo das 7h às 20h.
Programação
Sábado (11/4):
14h às 19h: Entrega dos kits (Pavilhão de Eventos de Pomerode)
17h: Bate-papo com Treinador Paulo Eduardo com tema Estratégia de Prova e Percepção de esforço
19h: Congresso técnico e apresentação do Grupo Folclórico
20h: Jantar de massas, aberto ao público
Domingo (12/4):
6h: Café da manhã para atletas e acompanhantes
6h30min às 7h30min: Entrega dos kits (Pavilhão de Eventos de Pomerode)
8h: Largada da categoria Pró
8h30min: Largada da categoria Sport
8h45min: Saída do Cicloturismo (acompanhamento de três ou quatro guias)
11h às 15h: almoço típico, aberto ao público
15h: Premiação (realizada após a chegada dos cinco primeiros colocados em todas as categorias).


Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Camila Tibes – [email protected] – (47) 3322-0545/ (47) 9994-1534
Desafio dos Rochas
www.desafiodosrochas.com.br
www.facebook.com/desafiodosrochas

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.