fbpx

5 dicas para quem quer começar a investir após os 60 anos

5 dicas para quem quer começar a investir após os 60 anos

5 dicas para quem quer começar a investir após os 60 anos

Os brasileiros estão vivendo mais, isso é um fato. O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em novembro de 2022, apontou que a expectativa de vida dos nascidos em 2021 é de 77 anos. Além disso, as pessoas estão cuidando mais da saúde, praticando atividade física e chegando na terceira idade muito mais ativas. Por isso, é tão importante saber investir bem o dinheiro a partir dos 60 anos, para garantir que muitos sonhos ainda serão tirados do papel.

Brasileiros com mais de 60 anos representam 14,7% da população nacional de acordo com o IBGE, mas muitos deles não têm reservas financeiras ou algum tipo de investimento ou familiaridade com o mercado financeiro. Audrey Barneche, especialista em investimentos da cooperativa de crédito Credifoz, explica que isso ocorre porque não fomos ensinados a planejar o nosso futuro e nem a velhice.

“A terceira idade chega e, com ela, plano de saúde, remédios e, até mesmo, momentos de lazer podem pesar mais nas finanças de uma pessoa idosa. É verdade que na época em que estavam mais atuantes no mercado de trabalho, não haviam muitas opções boas de investimento, mas o mercado financeiro evoluiu muito nos últimos anos e com algumas dicas básicas é possível começar a investir e ver o seu dinheiro multiplicar”, diz Audrey.

Confira a seguir as dicas da especialista para te ajudar a começar a investir.

5 dicas para quem quer começar a investir após os 60 anos

1 – Nessa fase você precisa proteger o seu patrimônio. A melhor opção para isso é investir em renda fixa, que é semelhante à poupança. Na renda fixa você pode aumentar seus ganhos em relação à poupança em até 50%, apenas investindo em uma opção com rentabilidade de 100% do CDI. Para isso, existem os CDB’s e RDC’s dos bancos, cooperativas e corretoras. Esses tipos de investimentos são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) ou pelo FGCoop (Fundo Garantidor de Cooperativas), que protegem o seu dinheiro, sendo limitado ao valor de até R$ 250 mil por CPF.  

2 – Caso o investimento tenha algum propósito acima de seis meses, como uma viagem, por exemplo, invista com prazos maiores (181 dias, 365 dias, entre outros) para ter um ganho ainda maior que 100% do CDI. Quanto maior a porcentagem do CDI, melhor para você, pois atualmente a taxa de juros (Selic) está alta, o que garante uma rentabilidade maior nos investimentos atrelados ao CDI.

3 – Não se iluda com promessas de ganhos altos, muito acima da média. Também não invista por meio de empresas “novas no mercado ou novas na cidade” sem a certeza de que você pode realmente confiar. O público idoso é o principal alvo de golpes financeiros no Brasil.

4 – Não aceite venda casada, por exemplo: “Te dou X se você também levar Y”. Isso no mercado financeiro é crime. E não compre investimentos ruins para “ajudar o atendente”. Quer fazer um agrado? Então dê um presente para ele, mas não aceite pagar para ter investimentos que não fazem sentido para a realização dos seus objetivos.

5 – Se quiser deixar apenas o dinheiro guardado, busque uma boa previdência privada em renda fixa que na fase de acumulação financeira tem benefício fiscal e no futuro vai contribuir para complementar sua renda. A previdência é também muito utilizada no planejamento financeiro das famílias por não entrar em inventário.

            O importante é procurar uma instituição financeira de confiança, que irá realmente te oferecer o melhor tipo de investimento e fará o seu dinheiro render.

5 dicas para quem quer começar a investir após os 60 anos

Sobre a Credifoz

Com foco na valorização do cooperado, estímulo da qualidade de vida da comunidade e oferta de serviços financeiros diferenciados, a Credifoz mantém uma gestão apoiada nos princípios e nos valores cooperativistas. Formada pela união de empresários do Litoral-Norte catarinense, tem atuação nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Tijucas. A Cooperativa integra o Sistema Ailos.

5 dicas para quem quer começar a investir após os 60 anos

Credifoz

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Inteligência em Comunicação e Conteúdo (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22). Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui e informe “retirar da lista de contatos”.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.