fbpx

Captação da chuva há quase 20 anos faz da FIP um exemplo nesse Dia Mundial da Água

BRUSQUE (SC) –  Criado pela Organização das Nações Unidas (Onu) como uma forma de refletir e conscientizar sobre as medidas necessárias para a economia do uso de água, tendo em vista que somente um pequeno percentual está apto para consumo, o Dia Mundial da Água (22/3) é uma data para se espelhar em exemplos positivos e contribuir para a manutenção desse bem tão precioso. Em Brusque, a FIP recolhe água da chuva há quase 20 anos e mantém em duas cisternas que totalizam 90 mil litros. O material é usado principalmente para a limpeza do pátio.
         “Para evitar o consumo inadequado de água, antes mesmo de que esse tema virasse assunto tão voga, a FIP já fazia o recolhimento por meio de calhas. Elas levam o material até as duas caixas, uma de 50 mil e outra de 40 mil litros. Sempre que precisamos, temos como utilizar sem prejudicar o meio ambiente”, comenta a gerente administrativa, Maísa de Souza.  
          Iniciativas como a idealizada pela Feira de Moda são indispensáveis para que, no futuro, o planeta não sofra com a falta de água potável. E ações simples, feitas individualmente por cada pessoa, podem mudar o rumo para onde segue atualmente o mundo. Anote e repita no seu dia a dia:
– Escoves os dentes ou faça a barba com a torneira fechada. A economia, nesses casos, pode ser de 10 a 30 litros por dia.
– Tome banhos rápidos. Saiba que a cada dois minutos, são cerca de 40 litros utilizados.
– Os redutores de fluxo de água colocados nas torneiras fazem com que a economia seja de até 50%. São peças baratas, encontradas em lojas especializadas e grandes magazines.
– As descargas de banheiro consomem até 18 litros de água. Se tiver condições, instale as com dois botões que determinam a quantidade de líquido a ser usado.
– Certifique-se que não tenha vazamento de água em nenhuma parte da casa. Podem parecer somente pingos, mas eles podem resultar em até 30 litros por dia de desperdício.
– Lave o carro com balde e esponja. Se lavar com mangueira, a chance de jogar fora 500 litros de água é muito grande.
– Quando lavar alimentos, como frutas e legumes, aproveite essa água para regar as plantas. O mesmo truque pode ser aproveitado quando muda a água de um aquário.
– Quando cozinhar, reduza a quantidade de água na panela e cozinhe com a tampa. Além de poupar água, vai conservar muitos dos nutrientes e vitaminas dos alimentos.
– Aproveite a água da chuva, captando em baldes para depois utilizar para regar as plantas e o jardim, ou para usar na lavagem das varandas, dos pátios e caminhos do exterior da casa, por exemplo.

FIP
www.fipnet.com.br
www.twitter.com/fipbrusque
Siga a FIP também no Facebook
Rodovia Antônio Heill, km 23, 3.800
Brusque (SC)
Telefone: (47) 3255-6000

 

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

fachada fip.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.