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Como atrair clientes pelo Instagram ou Facebook

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Como atrair clientes pelo Instagram ou Facebook: calendário de postagem é ideal para sua organização

Ampliar a visibilidade de alavancar as vendas está sempre entre as metas de empreendedores e empresários. E para alcançar esse objetivo, as redes sociais são grandes aliadas. Mas, como atrair clientes pelo Instagram ou Facebook? Para entender melhor, vale ressaltar a importância da presença digital do seu negócio.

De acordo com pesquisa Social Commerce, realizada pela Ali In | Social Minner, em parceria com Etus e Opnion Box, feita em 2021, 76% dos consumidores já utilizaram uma rede social para pesquisar sobre produtos, seja para comparar preços ou ver a avaliação de outras pessoas. Ou seja, é essencial que a sua marca esteja presente nas redes sociais. Primeiro descubra qual a melhor rede social para a sua empresa. E nós vamos te explicar a seguir como atrair clientes pelo Instagram e Facebook.

Saiba como atrair clientes pelo Instagram

Para atrair clientes pelo Instagram, é preciso conhecer um pouco a rede. O Instagram foi criado em 2010, e desde então pessoas de todos os lugares do mundo estão aderindo à plataforma. Inicialmente era uma rede focada apenas em fotos, porém com o passar do tempo incluiu também os vídeos curtos; sejam os stories de no máximo 15 segundos e que ficam em sua página por 24h (a menos que salve nos destaques, onde ficará fixado), ou os reels com até 1 minuto de duração. Para quem tem e-commerce, tem ainda a aba de loja, que você publicar produtos, marcar preço e o link para a compra direta no seu site.

Uma boa dica para melhorar o seu perfil e a ajuda a atrair clientes pelo Instagram é criar uma bio atualizada, com informações diretas e relacionadas ao seu negócio, bem como o link para direcionar os seus contatos (site, whatsapp, artigos).

Saiba como atrair clientes pelo Instagram

Como atrair clientes pelo Instagram ou Facebook: crie conteúdos que conversem com seu público

Não adianta de nada sair simplesmente colocando seu produto no feed, sem antes conhecer seu público-alvo, entender o que ele busca, quais tipos de conteúdo conversam mais com ele. Você pode apostar na criatividade e criar fotos e vídeos que realmente vão chamar atenção das pessoas certas. E sempre fique de olho nos resultados das postagens, o que apresenta melhor desempenho e o que não rendeu tanto para ir ajustando o que o seu público quer ver com o que você pode entregar de conteúdo.

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Use as hashtags a seu favor

No Instagram, as hashtags são muito importantes e por isso é preciso usá-las da forma correta. Cada nicho tem suas próprias hashtags, que funcionam como uma categorização e facilitam a vida do usuário que busca por determinado conteúdo. Por isso, é preciso fazer uma pesquisa inicial e descobrir quais hashtags são usadas em perfis relacionados à sua empresa. Não exagere no uso (para evitar que o post seja classificado como spam), de cinco a oito hashtags em cada post é uma boa sugestão. E lembre: use hashtags para Instagram, que é onde funcionam bem. No Facebook elas não apresentam tanta funcionalidade.

Use as hashtags a seu favor

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Quando o Facebook é a melhor rede para sua empresa

O Facebook pode até não ser o mais popular entre os jovens de hoje em dia, mas ainda é uma plataforma com milhões de usuários e tem o seu público fiel. O Facebook é perfeito para quem tem empresas locais, afinal de contas os clientes ou possíveis clientes geralmente vão procurar sua página na rede social para saber mais sobre seus produtos, o que oferece, além da localidade, horário de funcionamento e telefone para contato da sua empresa.

Quando o Facebook é a melhor rede para sua empresa

Como atrair clientes pelo Instagram ou Facebook: use gatilhos para atrair seu público

Algo que não vai te dar resultado, é simplesmente postar fotos em sua página sobre seus produtos, ou até fazer posts aleatórios que não fazem conexão com sua marca. É preciso mais uma vez entender o cliente: o que ele procura? Qual problema que ele tem e sua empresa pode resolver? Qual oportunidade que ele procura que você oferece?

Quando entender como pode atrair seus clientes, vai conseguir produzir conteúdos mais assertivos, que chamem atenção do seu público-alvo.

Como atrair clientes pelo Instagram ou Facebook: calendário de postagem é ideal para sua organização

Essa dica também vale para o Instagram, mas algo que não é bacana para sua página é postar apenas quando lembrar, deixar sua página desatualizada. Afinal de contas, nada é mais frustrante para um possível cliente, procurar informações sobre a empresa e não encontrar nada! Por isso, se organize, faça um calendário de postagens, já pensando antecipadamente nos temas, imagens, textos, etc. Quando você organizar suas postagens, consegue avaliar o que funciona para o seu público, o que deve ser alterado e assim, vai construindo ainda mais proximidade com seus clientes.

Tanto o Instagram quanto o Facebook são ótimas redes sociais para sua empresa estar, e uma não exclui a outra, você pode criar uma página em cada rede social, se entender que o seu público busca informações e entretenimento em ambas.

Como atrair clientes pelo Instagram ou Facebook: calendário de postagem é ideal para sua organização

Paid traffic ajuda na estratégia de como atrair clientes pelo Facebook e Instagram

Uma boa estratégia para atrair clientes para o Instagram e/ou Facebook é potencializar os resultados a partir de campanhas patrocinadas (social ads). Uma vez que você já entendeu seu público-alvo e está produzindo conteúdos focados nele, é hora de investir em posts patrocinados. O tráfego pago pode ajudar a sua marca a alcançar mais pessoas e selecionar público e interesses mais alinhados com o seu negócio.

Usando o gerenciador de anúncios da própria plataforma, a partir do seu objetivo (reconhecimento, consideração ou conversões), você define o público que quer atingir, e outras configurações como onde veicular, orçamento e tempo de veiculação e o formato.

Antes de ir, uma última dica sobre como atrair clientes pelo Instagram e Facebook

Uma última dica bem importante é responder seus possíveis clientes, seja uma mensagem enviada inbox ou um comentário deixado em sua página. Lembre-se sempre de interagir com seu público-alvo, tirando suas dúvidas, buscando uma solução ou até quem sabe, agradecendo um elogio! Deixe suas redes sociais mais humanizadas, assim, você atrai mais pessoas de verdade para seu negócio. Dica bônus: use a caixa de perguntas/enquetes nos stories para saber o que seu público quer saber para criar um diálogo e para entender também os tipos de conteúdo que a sua audiência quer saber de você. Dessa forma, você gera conexão e ainda consegue inspiração de temas para planejar conteúdo.

Ficou com alguma dúvida sobre como atrair clientes pelo Facebook e Instagram? Quer alguma orientação sobre como atuar de maneira correta nessas plataformas e te ajudar a potencializar resultados? A Oficina das Palavras pode te ajudar. Entre em contato por aqui!

Texto de Elaíse Cidral, cuja paixão pelos livros e por contar histórias a fez ingressar no Jornalismo. Elaíse trabalhou em rádio e televisão, onde atuou desde a produção até a apresentação. A especialização em Gestão em Comunicação Empresarial tem ampliado sua área de conhecimento. A experiência anterior e os contatos com a imprensa regional e estadual auxiliam ainda mais sua atuação na Oficina como criadora de conteúdo.

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