fbpx

Especialista dá dicas para ter uma equipe motivada em meio à crise

Transparência é um dos ingredientes para manter o otimismo do grupo
 
BLUMENAU (SC) –  Em 2015, a crise se tornou um assunto recorrente no dia a dia das pessoas e, principalmente, das empresas. Com consumidores mais cautelosos, muitas organizações atravessam momentos de dificuldades financeiras. Corte de custos e até redução no quadro de funcionários têm se tornado recorrente, gerando insegurança e medo entre os colaboradores. A queda na produtividade é só uma das consequências que a falta de motivação pode causar. Por isso, em momentos como este, manter os funcionários motivados e otimistas é fundamental para que as empresas sigam com a sua produção. Porém, nem sempre isso é uma tarefa fácil. A gerente de Recursos Humanos da Magnus Consultoria, Cheila Alexandre, dá cinco dicas de como enfrentar a crise mantendo a equipe motivada.
 
Transparência: evitar falar sobre a crise ou sobre os direcionamentos da empresa pode gerar especulações e aumentar a tensão no ambiente de trabalho. O gestor deve transmitir segurança à equipe, deixando claro o que espera de cada um.
 
Inspiração: além de manter o controle da organização, os líderes são um exemplo para a equipe como um todo. Fazer mais com menos nunca foi tão necessário, apostar na criatividade e manter a equipe engajada na busca pelo resultado são diferenciais para lidar com o momento econômico.
 
Valorização: as pessoas gostam de saber que são importantes para a organização e que são responsáveis por algo, e a maioria delas está disposta a ajudar a empresa e consequentemente, manter o seu emprego. Ouça as sugestões de sua equipe, incentive-os a encontrar soluções práticas para os problemas.
 
Objetivos: as metas e objetivos devem estar claros. Um dos maiores desafios, neste momento repleto de inseguranças, é fazer com que os colaboradores mantenham o foco no objetivo da empresa, evitando assim, quedas na produtividade e qualidade.
 
Oportunidades: os momentos de crise também podem gerar oportunidades. Estar aberto às mudanças, como a readequação de processos, gastos, novos produtos, podem ser os primeiros passos para driblar as possíveis dificuldades financeiras ocasionadas pela crise.
 
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Tamires Kardauke – [email protected] – (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534
 
Magnus Consultoria
www.magnus.com.br
Rua Ângelo Dias, 207, salas 21 e 22, Centro, Blumenau (SC)
 
Cheila Alexandre

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.