fbpx

Laboratórios são essenciais para aprimorar a produção cervejeira

BLUMENAU (SC) - Microscópios, microbiologia, laboratórios. O que todos estes termos químicos têm a ver com cerveja? Tudo!

2

BLUMENAU (SC) – Microscópios, microbiologia, laboratórios. O que todos estes termos químicos têm a ver com cerveja? Tudo! A produção da bebida começa com análises minuciosas dos ingredientes e misturas dignas de grandes experimentos. Pós-doutora no segmento, a professora de microbiologia Gabriela Müller explica que todas as grandes fábricas ou até mesmo os fabricantes artesanais e caseiros procuram realizar avaliações laboratoriais e verificar com cautela os ingredientes utilizados, antes de iniciar o processo. “Cervejas produzidas com insumos de procedência desconhecida dificilmente atingem um nível de qualidade sensorial e aparência desejáveis para serem competitivas no mercado nacional e internacional. Portanto, o primeiro passo é a utilização de insumos de procedência conhecidas e de qualidade”, afirma.
Para estimular esta análise minuciosa entre os futuros fabricantes, a Escola Superior de Cerveja e Malte, possui um laboratório de microbiologia no qual os estudantes podem avaliar os elementos. A professora afirma que entre os equipamentos estão microscópios, que possuem tecnologia de última geração e permitem que seja feita a contagem de células de leveduras que são utilizadas para a preparação da bebida, no cálculo de viabilidade celular, na visualização da vitalidade das células e na identificação de contaminantes microbiológicos deteriorantes do produto final. “Esse é um equipamento fundamental em qualquer microcervejaria. O mais interessante é que o laboratório da escola conta com 12 microscópios para a utilização por parte dos alunos e um microscópio acoplado com câmera, essencial para o ensino em sala de aula”, acrescenta.
A instituição acredita que as novas tecnologias podem contribuir para a ampliação da produção no Brasil. A especialista no tema explica que as análises laboratoriais já fazem parte da rotina de trabalho dos mestres cervejeiros e que as metodologias e o desenvolvimento das principais técnicas podem colaborar para oferecer mais qualidade de sabor, aroma e aparência da bebida.
A Escola Superior de Cerveja e Malte conta ainda com laboratórios de química, de fabricação da bebida, de homebrewer, também utilizado para a produção, e de degustação, desenvolvido como um Brewpub.


Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Martha Kienast – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Escola Superior de Cerveja
www.cervejaemalte.com.br
https://www.facebook.com/cervejaemalte.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.