fbpx

Monumentos culturais resgatam a história e a cultura na Costa Verde & Mar

É Verão e milhares de turistas estão percorrendo o Litoral de Santa Catarina. Mas as opções de diversão e entretenimento vão muito além das atrações à beira-mar.


É Verão e milhares de turistas estão percorrendo o Litoral de Santa Catarina. Mas as opções de diversão e entretenimento vão muito além das atrações à beira-mar. Na Costa Verde & Mar (SC) o visitante encontra diversos monumentos que resgatam a história local e a cultura típica dos colonizadores e moradores. Ao todo, são mais de 400 opções entre obras artísticas, construções seculares, arquitetura tradicional, entre outros, espalhados pelos 10 municípios.
Maior painel temático marinho do Brasil: com uma pintura artística, o muro retrata os animais marinhos encontrados no Litoral da região Sul do país e espécimes da coleção disponível no Museu Oceanográfico Univali. Localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Balneário Piçarras, o muro possui 107 metros de comprimento por 1,80 metro de altura e foi desenvolvido pelo Artista Plástico e Educador Ambiental Alexandre Huber.
Cruz da Praia de Fora: o monumento de madeira surgiu na praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas, no início do século, em uma época de baixa na safra de pesca. Contam os pescadores que, após o aparecimento, aconteceu um grande lanço e o mar voltou a oferecer muito pescado. Desde então, a cruz é mantida nas dunas da praia pela comunidade e o poder público.
Freguesia Nossa Senhora da Penha: ícone das tradições na Costa Verde & Mar, é formada pelo conjunto entre a igreja Matriz, a prefeitura de Penha e típicas casas do entorno da Praça Expedicionário Ignácio Ferreira Crispim. Estima-se o surgimento em março de 1825, na Avenida Nereu Ramos, nas remanescentes moradias fundadoras do município.
Palácio Marcos Konder: construído em 1925, foi sede da administração de Itajaí e Câmara de Vereadores e atualmente abriga o museu municipal. Com uma arquitetura em linhas “art-nouveau”, foi restaurado e mescla atualmente milhares de peças históricas com a tecnologia moderna de áudio, vídeo, luminotécnica e computação, que permitem o aprendizado lúdico dos visitantes.
Homenagem ao Pescador: escultura de argamassa estruturada foi inaugurada na Praça Prefeito Manoel Evaldo Muller, em Navegantes, de frente para o mar. O monumento é uma homenagem aos homens que trabalham com a pesca e que há anos movimentam a economia e mantém vivas as tradições dos colonizadores da Costa Verde & Mar.
Casa da família Luciani: o casarão de construção típica do século passado foi erguido em Luiz Alves em 1911. Por anos, o local abrigou o comércio da família na área térrea e foi moradia de todos no andar superior. Também foi abrigo aos padres salesianos que realizavam visitas à Capela São João Batista.
Centro histórico de Camboriú: o conjunto central engloba construções do século passado incluindo a prefeitura municipal, a Praça das Figueiras e a Paróquia Divino Espirito Santo, criada em 1849 como a 11ª ativa em Santa Catarina. A região ainda possui o casarão Antônio Maria, construído em 1892 pelo comerciante, industrial e fazendeiro que lhe deu o nome. Referência no município, Antônio Maria ainda foi prefeito da cidade entre 1889 e 1893.
Estátua O Pescador: em meio às pedras, do canto da praia de Itapema, é comum que turistas confundam o monumento com um pescador sentado, admirando o oceano. A homenagem ao típico trabalhador da Costa Verde & Mar foi executada pelo escultor Jorge Schroder e foi doada em 1994 para a Colônia de Pescadores Z19.
Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos: em Porto Belo o turista pode visitar a construção de 1814 que foi tombada como patrimônio cultural e é protegida por lei estadual desde 1998. Parte da sua construção, como o altar dos fundos, contou com gordura de baleia e permanece inalterada até os dias atuais.
Igreja Imaculada Conceição: localizada no interior de Ilhota, a igreja foi construída há mais de 80 anos, em madeira. Até a atualidade é uma das principais referências religiosas e culturais da região. A comunidade local mantem a conservação dos objetos e a manutenção da construção.

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.