fbpx

Selo internacional atesta aplicação dos brinquedos da Calesita em diferentes habilidades

Dra Educativa mantém equipe de psicólogos para assegurar benefícios da brincadeira em diversos níveis

POMERODE (SC) – Atenta à investigação quanto a qualidade dos produtos infantis, diferenciando as necessidades das variadas fases pelas quais a criança passa, a empresa Dra Educativa fornece selos que atestam as benfeitorias de brinquedos do ponto de vista psicológico e neuropsicológico, quanto do social, afetivo e linguístico. Adepta desse mesmo princípio, de segurança nos produtos que fabrica, a Calesita tem atuado em parceria com a empresa argentina, buscando aperfeiçoar sua produção e informar aos pais todas as funções e benefícios do produto que está levando para casa.
          De uma maneira geral, a Dra. Educativa analisa os brinquedos segundo as funções mentais e motoras que estão estimulando o desenvolvimento das crianças. A assistente de Marketing, Analú Stefanelli comenta que o selo “Recomendado pela Dra. Educativa” que aparece na embalagem, equivale a um comunicado aos compradores que o produto atravessou uma análise neuropsicológica e que tem boa aplicabilidade psicológica junto ao público infantil, levando em conta a idade da criança e os objetivos a que foi criado e a que está destinado o brinquedo.
         Cada produto, ainda na peça-piloto, é enviado para análise na Argentina com uma equipe de profissionais, para então ser dado um laudo completo. “Como temos muita preocupação com o bem-estar da criançada, esse processo é uma ferramenta de extrema importância. Temos um atestado de psicólogos especialmente treinados para este fim, para garantir a segurança dos nossos brinquedos e suas funcionalidades”, afirma Analú.  

Funções Neuropsicológicas analisadas nos produtos

Habilidades Psicomotoras

Grossa
Estimula o controle do corpo, músculos
e movimentos a nível de grandes massas
musculares para a realização de atividades
globais de forma eficaz.

Fina
Promove a integração de pequenos
músculos para a realização de ações
finas muito específicas como gestos,
recortar, escrever, soltar, mover
os lábios, os dedos, as mãos, etc.

Coordenação olhos/pés
Promove a capacidade de organizar
e coordenar a ação com os pés em
relação  a visão.
     
Coordenação olhos/mãos
Estimula a capacidade para utilizar
Simultaneamente  e de forma integrada,
a visão e as mãos com o propósito de
realizar uma atividade.
 
Habilidades Cognitivas

Atenção
Estimula a capacidade de orientar
e mantém  a concentração  para uma tarefa, inibindo as atividades de distração.

Causa/efeito
Promove a habilidade para descobrir como acontecem os fatos e como funcionam as coisas, promovendo a antecipação das respostas e a compreensão de que toda ação  produz conseqüências sobre os objetos  e o meio.
    

Consciência Temporal
Desenvolve o ordenamento temporal dos
Estímulos e também estimula a noção de tempo relacionado as horas do dia.

Exploração e Experimentação
Estimula a curiosidade natural das crianças permitindo a busca, o descobrimento e o conhecimento do mundo.
     
Imitação
Promove a reprodução mental, ativamente elaborada de uma ação copiada da realidade.
     
Visoespacial
Promove a integração visoespacial que compreende a habilidade para girar imagens, compor objetos, manipular formas e dimensões no espaço.
     
Memória
Estimula mecanismos relacionados com a busca de informações armazenadas. Se relaciona com o registro, a codificação, a consolidação, o  armazenamento,o aceso e a recuperação de informações.
     
Planejamento e Estratégia:
Desenvolve habilidades de antecipação, planejamento e seleção de respostas e  condutas. Capacidade de valorizar as conseqüências e monitorar a resposta realizando os ajustes necessários para alcançar o objetivo buscado.
     
Resolução de Problemas
Estimula pensamento conceitual- lógico, o raciocínio  e a criatividade para reconhecer a forma correta de alcançar um objetivo e resolver um problema.
 
Habilidades Sensoriais

Integração Sensorial
Estimula o desenvolvimento de diferentes modalidades sensoriais que permitem integrar e organizar informação sobre a realidade.
     
Visão
Estimula a agudez visual promovendo a recepção de estímulos visuais como a cor, a luz e movimento.

Audição
Estimula a capacidade de detectar e diferenciar padrões sonoros.
     
Tato
Promove a recepção de estímulos de
pressão, vibração, temperatura, textura
e movimento sobre a pele.
    
Olfato:
Estimula  distinguir   diferentes olores.
     

Paladar
Estimula as diferenciações de diferentes sabores.
 
Habilidades Emocionais
    

Emocional
Estimula o desenvolvimento de habilidades introspectivas que permitem atuar em conseqüência sobre a base deste conhecimento, promovendo a expressão de diferentes sentimentos e emoções. Permite o conhecimento dele mesmo.

Habilidades Linguístico-Verbais

Lingüístico-verbal
Estimula a aquisição, o desenvolvimento e a expressão lingüística promovendo a
elaboração da estrutura a sintaxe da
linguagem,a fonética, a semântica e
a pragmática.
 
Habilidades Lógico-Matemáticas
  

Lógico-matemática
Estimula a aquisição  de conceitos matemáticos e conceituais lógicos como noções de quantidade, números, forma, volume, área, medidas e  longitude. Relações, padrões, classificação e ordem.
 
Habilidades Musicais

Musical
Estimula o desenvolvimento da expressão rítmica, melódica e criativa.
Aumenta a capacidade a longo prazo para realizar funções que requerem um maior nível mental e esforço de movimentos, a expressão pessoal e as interações sociais.
 
Habilidades Relacionadas ao Conhecimento Geral

Conhecimento Geral
Estimula e promove  aprendizagem de conceitos gerais sobre o mundo como história, geografia, zoologia e biologia entre outros.

Habilidades Criativas

Criatividade                  
Estimula o desenvolvimento da imaginação, fantasia  e   individualidade entre outros.
     
Jogo temático/regras
Estimula a prática de regras sociais através da imaginação e  fantasia.

Habilidades Sociais
    

Social
Estimula o  desenvolvimento e expressão das habilidades sociais interativas favorecendo o desenvolvimento de vínculos e interações com outros, a adaptação social da conduta e  a busca de objetivos comuns.
     

Consciência ecológica
Promove a consciência coletiva do compromisso com o meio ambiente e a atmosfera, a conservação e preservação ecológica. Interesse e cuidado pela natureza.
     
Consciência comunitária
Estimula a socialização permitindo a aquisição de valores, normas, costumes, roles, conhecimentos e condutas que a sociedade transmite e exige.
       
A história da Calesita
Em Pomerode (SC) desde 1999, a Calesita surgiu na Argentina há 25 anos com o nome de RivaPlast. Depois de 15 anos de funcionamento, a empresa aportou no Brasil, já com o nome que mantém até hoje e significa Carrossel em castelhano. Para a direção da empresa, esse é um ícone que representa a felicidade das crianças. É mágico e parece possuir a incrível capacidade de transformar os sonhos em realidade. O símbolo sobrevive a gerações, como sinônimo da alegria e doçura. A magia nunca acaba, é doce e divertida.

Calesita – Indústria Brinquedos
www.calesita.com.br
Rua Herman Guenther, 525, Centro
Pomerode – SC
Telefone: (47) 3242-2222
SAC – 0800 725 2221

Oficina das palavras Assessoria de Imprensa, Blumenau, SC

0940.jpg

Deixe seu comentário

Cadastre seu e-mail para receber notícias

A Oficina das Palavras utiliza cookies. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Consulte nossa página de política de privacidade para saber mais.