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Você confia na sua agência?

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Para realizar um trabalho de comunicação eficaz, é fundamental que o cliente confie na agência e equipe de profissionais que se dedica a encontrar as melhores soluções em cada caso. Você confia na sua agência?

Para realizar um trabalho de comunicação eficaz, é fundamental que o cliente confie na agência e equipe de profissionais que se dedica a encontrar as melhores soluções em cada caso. Você confia na sua agência?

Para desenvolver um trabalho com resultados assertivos, é essencial que o cliente compartilhe informações do seu negócio e permita que a agência faça, de fato, uma imersão e conheça a fundo as questões relacionadas à empresa. E quando falamos de todos os aspectos, vale tanto os positivos (para evidenciar esses pontos) quanto os negativos (para se preparar para eventuais crises que possam surgir). É dessa forma também que uma agência vai “pegando o jeito” do cliente, entendendo todas as suas particularidades. E é assim que se começa a construir um relacionamento de confiança, que tem tudo para ser duradouro e próspero.

O profissional de comunicação e marketing estuda e se capacita constantemente justamente para ficar por dentro de todas as novidades (que são muitas e extremamente dinâmicas) a fim de encontrar a solução que melhor se encaixe para o seu negócio em cada fase. Você confia na sua agência? Bom, saiba que os profissionais de uma agência se preparam, estudam, pesquisam, se atualizam para propor a melhor estratégia de acordo com o seu objetivo de comunicação e marketing. Muitas vezes, o que você pode apontar como uma prioridade de comunicação da sua empresa, pode não ser de fato o que precisa ser priorizado naquele momento.

“Quero estar na rede social X porque está na moda e todo mundo está lá”. Por exemplo, você pode achar importante que a sua marca apareça no TikTok, mas será que o seu público está nesta plataforma? Talvez o seu negócio seja para um púbico mais velho, que na verdade acessa outra rede social, como Facebook. Ou ainda, você quer fortalecer o Instagram da sua marca, mas o seu negócio é um B2B, então por que você não está no LinkedIn? Enfim, são alguns pontos que vão ser analisados com cuidado por uma agência com profissionais com um olhar especializado no que pode funcionar melhor para que a sua empresa otimize recursos, bem como potencialize resultados na comunicação e seus efeitos, como visibilidade, reputação, autoridade, vendas, captação de leads, entre outros.

Você confia na sua agência?
Ilustração: Pixabay

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“O concorrente faz e eu também quero fazer”. Não caia nessa. A comunicação está cada vez mais personalizada e nichada. O profissional de comunicação e marketing deve entender todo o contexto da sua marca e saber qual o objetivo que quer seguir. Dessa forma, é possível elaborar um plano estratégico personalizado que leva em consideração público-alvo, forças e fraquezas do negócio, oportunidades, elencar as prioridades de ações e comunicação. Se você não tem um raio-x do seu negócio, que analisa também o posicionamento da concorrência e mostra os possíveis caminhos que a sua empresa deve seguir para fortalecer sua comunicação, você pode estar desperdiçando tempo e dinheiro! Afinal, você está fazendo investimentos às cegas, ou ainda, baseado em achismos, sem de fato compreender a fundo o que é o seu negócio, o que se pretende alcançar e como está o mercado em que a sua marca atua.

“Todo mundo faz, por que eu não posso?”. Essa é mais uma questão importante para você refletir e responder à pergunta: você confia na sua agência? Uma agência ética, séria e comprometida com a qualidade, vai orientar para as melhores práticas das ferramentas de comunicação, sempre atenta às regras de plataformas sociais, boa conduta de relacionamento e práticas legais, como a adequação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Na Oficina das Palavras temos o lema “no amor e na transparência”. Nem sempre o que recomendamos ao cliente pode ser aquilo que ele quer ouvir, mas nós, como profissionais éticos, experientes e atualizados, vamos sempre orientar para o caminho mais seguro e responsável. Isso porque nós também já atendemos clientes que passaram pelas mãos de profissionais que não levam essas questões tão a sério, não esclarecem para os clientes sobre os riscos de determinada ação ou acham que podem ter “um jeitinho”, e por fim, colocam em risco o trabalho e a reputação de anos de uma marca.

Quer um exemplo? Concurso nas redes sociais. Quantas marcas você já deve ter visto por aí que fazem de maneira aleatória, pedindo para marcar seguidores, curtir tal foto para concorrer a um prêmio e sem deixar claro o regulamento registrado no Ministério da Economia? E aí você faz também, porque com o outro não aconteceu nada, e, de repente, o seu perfil é bloqueado no Instagram. Essa previsão de riscos deve ser avisada ao cliente antes da realização de uma ação como esta. Se o cliente quiser, ainda assim, correr o risco, deve ser alertado sobre quais são os problemas que podem ocorrer para ficar ciente e decidir ser quer assumir essa responsabilidade.

Soluções personalizadas

A Oficina das Palavras preza – e muito – pela qualidade do atendimento e da informação. Por isso, não medimos esforços para personalizar propostas de serviços, apresentar soluções que sejam éticas e que tragam resultados confiáveis e assertivos. Nossa equipe está inteiramente à disposição de nossos clientes para esclarecer dúvidas, apresentando pesquisas e dados que comprovem o que orientamos, apontando os caminhos que indiquem as melhores maneiras de otimizar recursos, priorizando resultados a longo prazo.

Para ajudar nesse cenário, a Oficina das Palavras oferece o serviço Smart Marketing, que, a partir de uma equipe de profissionais especializados, faz uma análise detalhada e de todos os pontos principais da comunicação e marketing do negócio. É um diagnóstico do momento atual da empresa, apontando questões favoráveis e desfavoráveis, análise da concorrência e, por fim, soluções que são apresentadas de acordo com a fase do negócio, em diferentes áreas: assessoria de imprensa, mídias digitais e marketing de influência.

Esse plano de comunicação fica disponível para a empresa consultar sempre que quiser. As ações estratégicas apontadas neste planejamento também podem ser executadas por uma equipe interna e/ou contar com o suporte dos profissionais especializados da Oficina das Palavras. Quer saber mais sobre o Smart Marketing e todos os nossos serviços? Entre em contato por aqui.

E se você leu até aqui, conte pra gente nos comentários: você confia na sua agência?

Você confia na sua agência?
Ilustração: Pixabay
Texto de Patricia Wippel, jornalista e publicitária que é head de conteúdo na Oficina das Palavras e está sempre antenada nas novidades da área, contando com atualizações com foco em Marketing Digital e Marketing de Influência. Tem experiência em assessoria de imprensa, TV, web e relacionamento com influenciadores. Ama viajar e acumula duas vivências internacionais, uma na Espanha e outra nos Estados Unidos, onde trabalhou juntinho do Mickey Mouse nos parques da Disney. Curte uma vibe holística (como uma boa aquariana com ascendente em peixes) e repõe as energias e inspirações conhecendo novos lugares e pessoas.

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