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Especialista fala sobre as relações de amizade no ambiente de trabalho

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BLUMENAU (SC) – Normalmente nas datas comemorativas, as pessoas costumam enviar mensagens, deixar recados e homenagear quem amam, seja no Dia das Mães, dos Pais, Namorados e outros. No mês de julho é celebrado o Dia do Amigo (20/7). Mas, além de prestigiar aqueles que são confidentes, parceiros dos momentos bons e ruins, também é preciso cultivar um relacionamento agradável com os que convivem diariamente no mesmo ambiente: os colegas de trabalho.
Embora seja mais comum que as relações interpessoais no ambiente de trabalho sejam as de coleguismo, esta é uma data a ser celebrada, afinal, é natural que se desenvolvam laços de amizade no local de trabalho. Essas relações se formam dentro das empresas e podem motivar os funcionários. Para o Executive Coach da Effecta Coaching, Fabiano Goldacker, tanto o coleguismo quanto a amizade são importantes em qualquer negócio. “Quando essas relações existem, pode ser uma evidência de que o clima na empresa é bom. É legal que a instituição motive a formação de vínculos, pois as pessoas vão entender que o ambiente é bom e propício para o relacionamento interpessoal. Isso influencia positivamente no desempenho e no resultado dos colaboradores”.
Mas alguns acabam confundindo esses laços. Fabiano explica que é fácil notar a diferença. “A relação de coleguismo ocorre somente quando o que conecta as pessoas é o trabalho. E quando uma delas sai da empresa, cessam as relações. Cessam as festas e as patotas de futebol. Mas quando é amizade, estas relações permanecem, pois o que mantêm as pessoas ligadas são os vínculos formados pelo próprio relacionamento de afeto e não a instituição onde trabalham”.
Também é preciso ter cuidado na hora de tomar decisões, para não favorecer o amigo e ser imparcial já que, na maioria das vezes, o ato de decidir é um processo emocional e não racional. A recomendação é ser transparente com a outra pessoa, afinal a amizade tem a ver com respeito e entendimento. É preciso lembrar sempre de manter a postura para evitar discórdias. O Executive Coach reforça que dois elementos são fundamentais: amor e transparência. “Amor no sentido de que nossa comunicação sempre deixe clara a intenção positiva do que falamos ou das decisões que tomamos. E transparência para não escondermos nada do outro”, explica.
Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Daiane Basso – [email protected] – (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265.
Effecta Coaching
www.effectacoaching.com.br
Blumenau – SC

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