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5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais

5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais

5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais

As regras das plataformas de mídias sociais vivem em constante mudança. A cada nova ferramenta, uma atualização. Neste artigo sobre as 5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais, queremos mostrar alguns cuidados gerais e essenciais para qualquer tipo de conteúdo que você faça nos seus canais digitais.

Sem essas dicas, você ou sua marca poderão colocar em risco a credibilidade e todo um trabalho construído ao longo do tempo, podendo enfrentar penalidades que podem chegar até o bloqueio da conta.

E isso é o que todo mundo quer evitar, não é mesmo? Então confiras aqui as 5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais e veja se você deu check em todos esses itens!

1) Postar imagens e vídeos fora das proporções ou com baixa resolução

O Meta (Facebook e Instagram) sugere formatos e tamanhos adequados para os posts, seja de imagens ou vídeos, para os diferentes posicionamentos (feed, stories, reels, entre outros). É preciso seguir exatamente o que é indicado? A resposta é sim!

O material publicado em baixa qualidade/resolução ou ainda fora das proporções, terá o alcance reduzido, justamente pelo algoritmo identificar que não corresponde aos padrões, além de demonstrar a falta de cuidado com a estética e qualidade de conteúdo que o perfil ou página está publicando.

E tem mais um problema: posts fora dos padrões do Facebook e Instagram podem não estão aptos para patrocinar. Ou seja, o próprio Meta vai te “obrigar” a adequar o conteúdo, caso queira fazer uma campanha ou patrocinar determinado post.

Para ficar por dentro dos padrões dos principais formatos do Instagram e Facebook, é só acessar os links abaixo:

Postar imagens e vídeos fora das proporções ou com baixa resolução

2) 5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais: não respeitar os direitos autorais nas músicas

No caso de perfis comerciais, é importante ter atenção redobrada às músicas usadas para vídeos (stories e reels). Isso porque por terem fins comerciais, muitas músicas não possuem os direitos autorais para uso (somente para uso pessoal).

E aqui vale um alerta: o algoritmo do Facebook consegue registrar até mesmo música baixinha de fundo ou sons externos (mesmo que você não tenha adicionado propositalmente uma música, mas se ela estiver tocando em algum lugar e isso for captado no vídeo, pode interferir).

O que acontece se eu usar uma música protegida com direitos autorais em um vídeo publicado no perfil comercial? Se o Facebook ou Instagram detectarem, o seu perfil ou página serão notificados, informando que determinado post está infringindo a questão dos direitos autorais (já se identifica gravadora que faz a notificação) e é solicitado que você exclua o post problemático.

Geralmente na exclusão é resolvido o problema, mas se o seu perfil ou página forem recorrentes nesse problema, a empresa Meta pode efetuar o bloqueio da sua conta pelo erro repetido.

Aí só resta entrar com a apelação e torcer para conseguir reaver a sua conta. Neste post aqui, o nosso social media, Joel Minusculi explica mais sobre a questão de músicas para reels do Instagram, que é importantíssimo para você que quer usar aquela música da moda no seu perfil comercial. Avalie bem os riscos!

5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais: não respeitar os direitos autorais nas músicas

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3) Entre as 5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais está deixar de interagir nos comentários ou responder mensagem inbox

A demora para responder as mensagens que chegam nos seu inbox ou mesmo os comentários que ficam públicos nos seus posts, é ruim tanto para o algoritmo quanto para a sua imagem pessoal ou de marca.

As respostas feitas rapidamente contam de forma positiva para a qualidade do seu perfil ou página e ainda demonstram o cuidado com os seguidores em oferecer prontamente uma resposta à solicitação ou à interação.

Os comentários, especialmente que ficam públicos para que outros seguidores vejam, se não forem respondidos, podem remeter a um descaso da marca com seu público, e não é isso que queremos transmitir, não é mesmo? Esta é mais uma das 5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais.

Entre as 5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais está deixar de interagir nos comentários ou responder mensagem inbox

4) Usar muitas hashtags ou hashtags banidas

Falando de Facebook e Instagram, as hashtags fazem mais sentido de serem usadas apenas no Instagram. E ainda assim, devem ser usadas com cautela e para, de fato, categorizar o tema relacionado com o post e a marca.

Não exagere no uso de hashtags, pois seu post pode ser classificado como spam, reduzir a distribuição e alcance do conteúdo compartilhado e até bloquear o conteúdo.

Outra dica: cuidado com as shadow bans, ou seja, uso de hashtags proibidas ou que estejam sob avaliação do Instagram, pois violam as regras da plataforma, como termos que incentivem o discurso de ódio ou que tenham conotação sexual, por exemplo. Quer saber se a hashtag que você usa está banida (shadow ban)? Pesquise nesse site de metahashtags antes de postar.

Usar muitas hashtags ou hashtags banidas

5) Usar memes com imagens de famosos ou de outras pessoas que não autorizaram o uso de imagem

Esse é um erro bem comum e até mesmo grandes marcas já caíram nessa cilada. Quem não lembra do meme do Chico Buarque feliz e triste? Ele já ganhou ação judicial pelo uso não autorizado de sua imagem.

É difícil resistir à tentação das modinhas e tendências que surgem vinculadas a pessoas ou músicas, mas infelizmente perfis comerciais precisam ter esse cuidado. Que tal ativar a criatividade e replicar algo semelhante à trend viral com imagens originais e liberadas para uso comercial?

5) Usar memes com imagens de famosos ou de outras pessoas que não autorizaram o uso de imagem

5 coisas que não se deve fazer nas redes sociais: bora de dica bônus? Erros de português e de digitação

Essa é um extra, mas nem por isso menos importante. A revisão de materiais, tanto do copy quanto dos textos que vão nas imagens, é essencial nos processos.

Os erros de digitação ou de português denotam descaso e falta de cuidados com o material produzido e prejudicam a credibilidade do seu conteúdo. Por isso, conte sempre com um revisor!

Sim, o trabalho nas redes sociais é minucioso e deve ser cuidados para garantir uma imagem positiva e resultados para você e sua marca. Não sabe por onde começar? Ou precisa de ajuda em algum processo para performar melhor? Conte a com a Oficina das Palavras! Entre em contato e solicite uma proposta.

Texto de Patrícia Wippel, jornalista e publicitária que é head de conteúdo na Oficina das Palavras e está sempre antenada nas novidades da área, contando com atualizações com foco em Marketing Digital e Marketing de Influência. Tem experiência em assessoria de imprensa, TV, web e relacionamento com influenciadores. Ama viajar e acumula duas vivências internacionais, uma na Espanha e outra nos Estados Unidos, onde trabalhou juntinho do Mickey Mouse nos parques da Disney. Curte uma vibe holística (como uma boa aquariana com ascendente em peixes) e repõe as energias e inspirações conhecendo novos lugares e pessoas.

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